Destaques

22° Semana Nacional de Museus encerra programação neste sábado (18) e domingo (19)

Com 26 ações realizadas ao longo de toda a semana, as atividades da programação se encerram no Sesc Cadeião Cultural

A Semana Nacional de Museus, com programação que inclui atividades entre os dias 13 a 19 de maio, chega ao fim de sua 22° edição neste fim de semana. As últimas atividades na cidade serão sediadas no espaço do Sesc Londrina Cadeião Cultural (rua Sergipe, 52, Centro), no sábado (18) e no domingo (19).

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Semana Nacional de Museus é uma ação que ocorre anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado neste sábado, 18 de maio.

Com a temática “Museus, Educação e Pesquisa”, proposta pelo  Conselho Internacional de Museus (ICOM), as programações durante a semana foram voltadas para a reflexão sobre a atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa.

Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, no sábado (18), a partir das 9h30, a programação contará com a palestra “O Poder dos Museus”, ministrada pela diretora do Museu Histórico Padre Carlos Weiss Edméia Aparecida Ribeiro e a diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Luisa Alves Fontenelle.

Durante a palestra, as diretoras abordarão o Museu Histórico e o Museu de Arte de Londrina sob diversos aspectos. Dentre eles, a concepção de suas criações, seus históricos na cidade e os projetos, serviços e trabalhos realizados dentro desses locais.

“Além disso, analisaremos a composição dos acervos e, ao final, faremos um balanço dos pontos fortes e das potencialidades dos museus, bem como dos desafios que precisam ser superados para preencher lacunas e deficiências. Essa análise visa promover uma reflexão aprofundada sobre o papel e o impacto desses espaços na cidade”, explicou Fontenelle.

Em sequência, a partir das 16h, irá ocorrer um show musical com o Grupo Vocal Passarim, com o objetivo de explicar como a música pode ser utilizada como potência transformadora na vida das pessoas.

Já no domingo (19), último dia da programação, a partir das 17h o grupo de Flauta e Fole realizará o show “Cantando e Brincando”, estimulando a formação de público de forma lúdica por meio da compreensão sobre a importância do ambiente, da família na infância e da relação com a música na sociedade.

Segundo Fontenelle, a participação do Museu de Arte de Londrina nas atividades da 22° Semana Nacional de Museus foi bastante proveitosa, devido à adesão das instituições e do público às atividades ofertadas, e ao estabelecimento de novas parcerias e troca de conhecimentos e cultura.

“Estender a programação de exposições para o ambiente da Prefeitura, para a divulgação do acervo e dos artistas do Museu de Arte, em um espaço de circulação de cidadãos e servidores, provoca o olhar das pessoas sobre o acervo e ao mesmo tempo instiga as pessoas a conhecerem as exposições e virem até a Casa da Criança (sede da Secretaria Municipal de Cultura)”, disse .

Dessa forma, a participação nos programas nacionais coordenados pelo Ibram são fundamentais, pois eles possibilitam a integração de pautas e reflexões em comum entre instituições museais. “A troca  com outras instituições e a adesão a determinadas atividades, atendendo demandas e estimulando a presença e participação das pessoas, enriquece o nosso trabalho cotidiano. A semana finaliza agora, mas o reflexo dessas trocas e interações permanece”, ressaltou a diretora de Ação Cultural da SMC.

Até a conclusão da 22ª Semana Nacional de Museus, serão realizadas 26 ações, incluindo palestras, exposições, visitas mediadas, contação de histórias e exibição de filmes, distribuídas em nove locais distintos da cidade.

A programação local contou com a realização do Museu de Arte de Londrina, pela Secretaria Municipal de Cultura, do Museu Histórico Padre Carlos Weiss e do NDPH – Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica, pela UEL, do Museu da Sociedade Rural do Paraná, do Sesc Londrina Cadeião e Museu do Café.

Ainda, teve apoio do Conselho Municipal de Cultura de Paz e do Movimento pela Paz e Não-Violência “Londrina Pazeando” e da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI e do Museu do Café de Ibiporã.

Texto: Manu Barioni, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos