Saúde realiza 1° levantamento da dengue de 2015
Agentes de endemias vão visitar cerca de 9 mil domicílios em todas as regiões da cidade
A fim de começar o ano sabendo quais são as regiões de Londrina com os maiores e menores índices de infestação da dengue e quais as estratégias que precisam ser adotadas para combater o Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde deu início, na manhã de hoje (5), ao 1° Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) 2015.
Até sexta-feira (9), a Prefeitura pretende inspecionar 9 mil imóveis de todas as regiões da cidade. Para isso, a Secretaria de Saúde conta com o trabalho de 215 agentes municipais de endemias que visitarão as casas, fundos de vales e pontos críticos. A previsão é que o resultado do primeiro LIRAa de 2015 seja divulgado até sexta-feira da próxima semana (16).
Segundo a coordenadora de Endemias, Diana Martins, a pretensão é que o índice fique entre 1% a 3,9%. “Esperamos que o índice fique entre 1% a 3,9%, considerado pelo Ministério da Saúde como ‘estado de alerta’, porque estamos no período de chuvas, o que aumenta o acúmulo de água parada e propicia a proliferação do vetor”. A coordenadora também ressaltou que é importante que a população que vai viajar deixar alguém responsável pela manutenção de piscinas e quintais, além de bebedouros de animais e vasos de plantas, que podem acumular água.
Último LIRAa – De acordo com o último levantamento feito em outubro de 2014, os criadouros do mosquito mais encontrados pelos agentes de saúde foram: vasos, pratos e frascos de plantas. Entre outros criadouros também foram encontrados: bebedouros de animais, pneus, latas, garrafas e vasos sanitários.