Sercomtel quer evitar furtos de cabos telefônicos
A Sercomtel anunciou hoje (12) uma série de providências para evitar o furto de cabos telefônicos, que representa transtorno e prejuízos para o município. Este ano já aconteceram pelo menos dois furtos.
A maior incidência de furtos aconteceu na região Norte (Conjunto Milton Gavetti, Jardim Tropical, Jardim Moema e Conjunto Farid Libos), com 48 ocorrências. Geralmente os furtos são realizados de madrugada, em áreas descampadas, onde há pouco policiamento.
Medidas de prevenção
Para inibir a ocorrência de furtos de cabos, a Sercomtel tem adotado uma série de medidas de prevenção, além dos alarmes espalhados pela rede telefônica.
No ano passado, por exemplo, foi feita a transferência de parte da rede metálica aérea na avenida Angelina Ricci Vezozzo para um armário óptico de poste. Um armário óptico também foi instalado para atendimento à Ceasa e imediações. Nesses dois locais, os furtos eram recorrentes. Por não possuírem o cobre, como os fios metálicos, os cabos ópticos não despertam o interesse dos bandidos porque não tem valor comercial.
Outras ações de destaque foram o reforço da canalização subterrânea na rua Tapuias e o reforço no duto telefônico que passa na lateral da avenida Santos Dumont.
Já nas ruas Eurico Heritt e Severino José de Souza, no Conjunto Milton Gavetti, a Sercomtel instalou cabos antifurto (com proteção em aço) e alterou a rota de cabos que atendiam as duas ruas e que passavam por áreas descampadas.
Outra iniciativa da Sercomtel para combater o furto de cabos é manter comunicação constante com os órgãos de segurança pública – Polícias Militar e Civil e Guarda Municipal.