Cerca de 40 mil alunos da rede municipal voltam às aulas
Secretaria de Educação capacita educadores para recepcionar estudantes neste primeiro semestre de 2015
A partir do dia 29 de janeiro 37.629 alunos que estão matriculados na rede municipal de ensino voltam às aulas. Para dar boas-vindas, os professores, supervisores e diretores de todas as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) vão se reunir para debater as práticas pedagógicas que serão aplicadas em 2015.
Todos os professores da rede farão a prática das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, nas escolas da rede pública. Eles tratarão de assuntos administrativos e do planejamento das atividades do primeiro semestre do ano letivo como, por exemplo, os projetos que serão desenvolvidos com os alunos, as reuniões de pais e responsáveis, as ações para o contraturno e a capacitação de professores.
A secretária de Educação, Janet Thomas, explicou que a prática é importante porque os educadores devem estar preparados para receber os alunos nos 27 CMEIs, 55 Centros de Educação Infantil (CEIs), 73 escolas municipais urbanas e nas 11 da zona rural.
“No ano passado fizemos uma prova sistêmica em que participaram 32 mil alunos. Ela foi importante porque direcionou as ações pedagógicas que devem ser seguidas em cada escola da rede municipal, deu um diagnóstico da educação e isso será trabalhado na prática pedagógica com os professores. Estamos otimistas, pois os resultados apontam para a melhoria na educação e, realmente, direcionam os pontos que devem ser superados e aqueles que estão dando bons resultados”, disse.
De acordo com a gerente de documentação escolar Jacqueline Piccolo Lanfranchi, ainda há 4.691 vagas em aberto para a matrícula de crianças na educação fundamental. Já no ensino infantil, que vai de zero a cinco anos, há 1.649 vagas. Ao todo, a rede municipal oferece este ano 43.969 vagas.
Mudanças na Educação
Desde o início da gestão Kireeff muita coisa tem mudado na educação, uma delas é a oferta de vagas na rede pública. Prova disso é que no ensino fundamental foram criadas 3.285 vagas, nos CMEIs e nos Centros de Educação Infantil foram 1.429, ou seja, ao todo há mais 4.714 vagas disponíveis.
Outra melhoria foi a contratação de 752 novos professores. Para o ensino fundamental foram 438, outros 278 foram para a educação infantil e 36 para o ensino de educação física. Além de professores, 22 técnicos em gestão foram chamados para auxiliar na Secretaria de Educação.
Desde que assumiu, Alexandre Kireeff construiu três novos CMEIs e reformou três escolas municipais. Além disso, os educadores contam com mais 600 computadores destinados às unidades escolares e à sede administrativa e 150 notebooks que os auxiliam nas capacitações e na elaboração dos programas de aulas.
Todas estas mudanças se refletem na melhoria da educação, pois, em 2014, 11 escolas municipais obtiveram destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que avalia o desempenho dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontaram uma média final de 6,4% para as escolas municipais de Londrina, ou seja, 1.2 ponto percentual acima da média nacional, que é de 5,2%.
Fotos: N.com (arquivo)