Destaques

Atendimento nas UBSs agrada população

visita.UBS.lindoia.PETRIN.4

As Unidades Básicas de Saúde que atendem até as 22h receberam elogios de pacientes; expectativa é de que a procura aumente aos poucos 

O cidadão londrinense agora pode contar com quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) atendendo até as 22h em dois dias da semana, nas terças e quintas-feiras. De acordo com informações da Diretoria de Atenção Primária em Saúde (DAPS), na terça-feira (13), primeira noite da novidade, o número de atendimentos foi baixo. A média foi de 35 atendimentos. Porém, espera-se que hoje (15) a quantidade de pessoas, principalmente trabalhadores, aumente. A tendência é que a procura seja maior conforme a informação do novo horário espalhe-se entre a população dos bairros atendidos.

As UBSs que estão funcionando com horário estendido são: Parque Ouro Branco (região sul), Conjunto Lindoia (região Leste), Conjunto Aquiles Stenghel (região norte) e Jardim Santiago (região oeste).

 

Os principais atendimentos realizados foram de consulta médica, coleta para exame preventivo do colo do útero (papanicolau), enfermagem, administrativo e vacinas. A coordenadora da UBS Santiago, Luciana do Carmo, disse que “muitas pessoas elogiaram a mudança, pois antes saiam do trabalho e precisavam vir direto para a unidade. Agora tudo pode ser feito com mais calma, além de darmos a possibilidade da realização de consulta”.

 

As unidades mantiveram o quadro de funcionários voltado para os principais atendimentos, com auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos e auxiliares administrativos. De acordo com a assessora da DAPS, Eliana Marussi, os funcionários ainda não foram remanejados para o novo horário. “Como é um projeto piloto, estamos fazendo as escalas dos funcionários nesses dois dias com horas-extras. Porém, caso haja necessidade deslocaremos profissionais de outras unidades para as que estão com o atendimento estendido”.

 

Trabalhadores são público-alvo

 

O principal público a ser atendido no novo horário é formado por pessoas que não conseguem utilizar os serviços das unidades durante o horário comercial. Segundo a assessora da DAPS, Eliana Marussi, o atendimento a esse público é importante, já que, por causa do trabalho, muitos não conseguem fazer o atendimento clínico periodicamente para uma avaliação mais detalhada de sua saúde.

 

“A UBS é porta de entrada para todos os tipos de atendimentos, e com essa ampliação de horário o trabalhador tem a oportunidade de fazer diversos exames e diagnosticar, por exemplo, doenças como hipertensão ou diabetes e iniciar os tratamentos para garantir mais qualidade de vida”, ressaltou Eliana.  

Foto: N.com (arquivo)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos