Londrina será sede de encontro inter-religioso
Líderes de diversas religiões vão se encontrar para promover a cultura da paz
O Conselho Municipal de Cultura da Paz (Compaz), com apoio da Prefeitura de Londrina e de entidades religiosas, vai realizar o encontro “Manifesto Londrina Cidade da Paz”, que visa à promoção do diálogo inter-religioso e a contribuição na consolidação da paz mundial. O evento acontece na próxima quarta-feira (28), às 8h, na Concha Acústica (Praça Primeiro de Maio, Centro). Cada líder fará um discurso de aproximadamente três minutos.
O presidente do Compaz, Charleston Luiz da Silva, explicou que o evento acontece em função do ataque terrorista de 7 de janeiro ao jornal Charlie Hebdo na França e ao ataque promovido por radicais islâmicos do grupo Boko Haram, no norte da Nigéria. “É um encontro para promover a cultura da paz. Sabemos que as religiões trabalham a paz e que elas não propõem a violência. Porém, em todas as religiões há pessoas que cometem erros”, ressaltou.
Charleston disse que Londrina já sediou eventos como esse duas vezes, porém há pelo menos 10 anos não acontecem. “Estamos reorganizando o evento e vamos contar com a presença da maioria dos líderes religiosos locais. A ideia é que eles passem o que resultar do encontro para toda comunidade”, disse. O evento se encerra com o famoso abraço coletivo, comum nos eventos do Compaz.
Confirmaram participação representantes da Igreja Católica; Movimento Ecumênico de Londrina; Federação Espírita do Paraná; Conselho de Pastores; Islamismo; Igreja Budista; Igreja Messiânica; Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; Candomblé; Umbanda; Fé Baha’I; Sukuo Marikari, entre outros.