Seminário discute perspectivas culturais do Paraná
Evento é gratuito e destinado a agentes, produtores culturais, servidores e interessados na área cultural de Londrina e região
A Secretaria de Cultura, por meio do programa de formação continuada (Promfac) e parceria com Sercomtel e Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), promove, na próxima quinta-feira (29), o seminário “O Profice e as Perspectivas Culturais no Paraná”. O objetivo é apresentar o novo edital do Programa Estadual de Incentivo e Fomento à Cultura (Profice) e refletir sobre a cultura no Paraná. O evento é gratuito e será realizado em dois períodos: das 9h às 12h e das 14h30 às 17h30 no Teatro Zaqueu de Melo, Av. Rio de Janeiro, 413. Para participar é necessário fazer inscrição pelo telefone (43) 3339-4790.
O seminário é destinado aos agentes, produtores culturais, servidores e interessados na área cultural de Londrina e região e aos interessados em apresentar projetos para captar recursos na área cultural. A secretária da Cultura, Solange Batigliana, disse que refletir sobre as novas perspectivas é fundamental para quem quer desenvolver projetos e ampliar o acesso da população à cultura e às linguagens artísticas.
O evento irá abordar as possibilidades que nascem com o Profice; o que os artistas e produtores culturais podem fazer para que exista uma politica cultural no Paraná como um todo; o que cabe ao governo estadual e o que cabe aos gestores culturais municipais.
As palestras serão ministradas pela coordenadora de Incentivo à Cultura (SEEC-PR), Ana Maria Hzladzuk, e pelo jornalista, poeta e pesquisador, Valdir Grandini Alvares. Maria Hzladzuk é graduada em Filosofia e pós-graduada em Antropologia Social e Administração Pública. Entre as funções exercidas, trabalhou na Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba, coordenando vários espaços e projetos de pesquisa na área cultural. Valdir Grandini trabalhou como gestor em Londrina de 2001 a 2008, na criação do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), além de exercer outras funções na área cultural.
Sobre o Profice
O Profice tem o propósito de viabilizar o acesso dos agentes culturais domiciliados ou estabelecidos no Estado do Paraná, há no mínimo dois anos, a recursos por meio da seleção de projetos culturais nas áreas: artes visuais; audiovisual; circo; dança; literatura, livro e leitura; música; ópera; patrimônio cultural material e imaterial; povos, comunidades tradicionais e culturas populares; e teatro.