Cidadão

Ouvidoria-Geral de Londrina abordou a LGPD em Ouvidorias Públicas em seminário nacional

Oficinas envolveram mais de 100 ouvidores de todas as instâncias governamentais do país abordando a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados no poder público

A Ouvidoria-Geral do Município (OGM) da Prefeitura de Londrina participou, na terça (4) e quarta-feira (5), de mais uma edição dos Seminários Nacionais de Ouvidorias da Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv), entidade ligada à Controladoria-Geral da União (CGU). O encarregado de Dados no Município e ouvidor-geral da Prefeitura, Alexandre Sanches Vicente, ministrou uma oficina temática sobre a Interseção da Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Pela Renouv, Vicente é coordenador da Câmara Técnica da Aplicação da LGPD no âmbito das Ouvidorias Públicas.

Foto: Reprodução

Nos dois dias do seminário, sediado em João Pessoa, a programação contou com palestras, mesas temáticas, roda de conversa, painéis e dinâmica. Na tarde de terça (4) e na manhã de quarta-feira (5), foram desenvolvidas oficinas temáticas, abordando temáticas que fazem parte do dia a dia das ouvidorias. As apresentações exibidas nas oficinas, incluindo a que foi conduzida pelo ouvidor-geral do Município de Londrina, podem ser conferidas na página do evento.

A oficina contou com a participação de mais de 100 representantes de diversos estados e instâncias governamentais. “Com uma linguagem mais simples e modelo lúdico, conseguimos desenvolver estudos de casos reais de ouvidorias, em especial de Londrina, com a participação e debates dos ouvidores, opinando sobre o que fariam e se as decisões adotadas pelos órgãos que responderam aos processos foram corretos. As discussões ajudaram, inclusive, a vermos que as realidades distintas, em um país continental com diferentes procedimentos e sistemas para as mesmas leis, são os grandes desafios para atender estas leis de forma mais próxima do real”, salientou Vicente.

Foto: Divulgação

Mais do que ajudar nos debates com os demais ouvidores, Alexandre Sanches Vicente disse que o networking e a troca de experiências são ricas e importantes para que possamos crescer profissionalmente em prol dos cidadãos. “Sempre alguém tem alguma coisa para ensinar, para orientar o outro. Ninguém é dono da palavra e único conhecedor das temáticas. As oficinas possuem esta característica e o objetivo destes seminários é justamente para que as Ouvidorias, voltadas a ser o importante canal de comunicação entre a sociedade e o poder público, possam se aprofundar e oferecer um serviço de maior qualidade em que as pessoas participam efetivamente do serviço público”, enfatizou.

Em sua abordagem, ele procurou enfatizar a diferença existente em um país continental, em que temos diferentes realidades, estruturas, níveis de entendimento e quadros profissionais, tratando as mesmas leis. “A insegurança em relação à LGPD no setor público ainda é grande. Porém, procuramos mostrar que temos que mudar hábitos no serviço público, alterar a visão e a cultura do servidor, visando atender o que as leis nos determinam. Podemos dizer que o maior desafio está em mudar a cultura do ‘sempre foi feito assim’, para que o servidor possa entender o que está fazendo, com base em quais legislações e, se for o caso, regulamentando sempre visando o melhor para o usuário do serviço público”, comentou, lembrando que este processo é lento e ainda enfrenta muita resistência de forma geral.

Além desta oficina temática, também foram abordados o tratamento de denúncias, carta de serviços, construção da ouvidoria através dos dados, humanização no atendimento de ouvidoria, entre outros temas correlatos.

O 1° Seminário Nacional de Ouvidoria de 2024 foi promovido pela Controladoria-Geral da União, Ouvidoria-Geral do Estado da Paraíba e demais instituições apoiadoras. O Ouvidor-Geral do Município de Londrina participou do evento em João Pessoa com despesas pagas pela CGU.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos