Documentário registra a história de Londrina
Em cerimônia de entrega simbólica, o documentário que relata a trajetória da cidade será doado a entidades
Amanhã (5) a Prefeitura de Londrina vai receber o exemplar do documentário “Londrina 80 anos de braços abertos”. A cerimônia, aberta ao público, será às 15 horas na Cafeteria do Museu Histórico de Londrina, na rua Benjamin Constant, 900, centro.
O documentário foi produzido pela jornalista Patrícia Chiosi e a entrega do DVD é uma iniciativa da TV Tarobá de Londrina, responsável pelo trabalho. Segundo o jornalista Fernando Brevilheri, o principal objetivo do documentário é contribuir com a valorização da história de Londrina. “É importante que os alunos tenham à disposição um resumo da história da cidade para ser utilizado em pesquisas e trabalhos”, afirma.
O documentário tem duração de uma hora e contém uma série de reportagens e entrevistas sobre a história da cidade. Entre os entrevistados estão historiadores, pioneiros, especialistas em diversas áreas, jornalistas, lideranças empresariais e autoridades.
Em meio há tantos relatos, o documentário aborda como era Londrina no início do século 20, o planejamento do povoado, a formação do vilarejo, a emancipação política e o crescimento da cidade. E também dá ênfase à cultura do café e à queda após a Geada de 1975. Também aborda os desafios e os rumos a serem trilhados por Londrina.
A secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, destacou que todo material que registra a história da cidade é importante. “É a partir disso que compomos a nossa memória.”
Cópias do documentário serão entregues a representantes das secretarias da Educação, Cultura, além do Museu Histórico de Londrina, Câmara Municipal, e todos os que participaram do documentário.