CCI Oeste realiza Festa Junina nesta quarta-feira (26)
Evento ocorre das 14h às 16h, na rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes; CCIs Norte e Leste também celebrarão a festividade

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Oeste (CCI Oeste) realiza nesta quarta-feira (26), das 14h às 16h, sua tradicional Festa Junina. Com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição prévia, o evento ocorre na sede deste espaço público que fica localizado na rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes.
Durante a festividade de ‘arraiá’, será realizado um concurso dos trajes caipiras mais criativos, a tradicional quadrilha e o casamento entre José Valente e Dona Neusa, idosos que se conheceram no CCI e hoje estão casados. Além disso, alunos do curso de enfermagem da Unifil estarão auxiliando com aferição de pressão, sob a coordenação da professora Michele Ribeiro Cordeiro de Souza.
Aos participantes, é opcional contribuir com um prato de doce ou salgado para o lanche compartilhado, estando garantido canjica, bolo, entre outras guloseimas típicas da data festiva.

“Por ser uma festa tradicional, as pessoas se sentem muito animadas e costumam se engajar”, contou a coordenadora do CCI Oeste, Rosely Sonoda. Ao todo, são esperados cerca de 120 participantes no dia.
Os demais CCIs da cidade também realizarão seus ‘arraiás’. Na sexta-feira (28), a partir das 14h, a festa ocorre no Centro da região Leste, localizado na rua Gabriel Matokanovic, 260, no Jardim da Luz. Já no CCI Norte, que fica na rua Luís Brugin, 570, no Conjunto Habitacional Maria Cecilia, a celebração será julina, realizada no dia 10 de julho, a partir das 13h30.

“As festas juninas realizadas nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa, além de serem momentos em que as pessoas idosas podem se confraternizar, representam uma manifestação cultural que prestigia e dá acesso às fontes da cultura nacional, apoiando e incentivando sua valorização”, afirmou a secretária municipal do idoso, Andrea Danelon.
Sendo uma festa de tradições mais rurais, a participação pode trazer inúmeras lembranças para os idosos que já tiveram essa vivência, sendo ainda um espaço de socialização e criação de novas memórias afetivas. “São nesses momentos que as pessoas idosas se identificam na cultura popular, resgatando suas tradições e sentimento de pertencimento, ao passo em que participam de momentos lúdicos, com brincadeiras, danças, comidas típicas, entre outras atrações”, comentou o gerente de articulação comunitária e assessor da Secretaria Municipal do Idoso, Michel Alcazar Nakad.
Texto: Gabriel Navas, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina