Cidadão

Praça do Centro Cívico terá evento para encerrar a campanha Junho Verde

O Espaço Ambiental Paiquerê 91,7 vai reunir diversas entidades e órgãos públicos com atividades que incentivam a proteção do meio ambiente

Finalizando a campanha Junho Verde, que incentiva a proteção dos ecossistemas e seres vivos, o Centro Cívico de Londrina receberá, nesta sexta (28) e sábado (29), o Espaço Ambiental Paiquerê 91,7. Diversas organizações, entidades e órgãos públicos estarão presentes nessa grande feira que vai reunir atrações variadas com enfoque na educação ambiental. O evento, gratuito e aberto ao público, é realizado pela rádio Paiquerê 91,7 com organização da Mundial Propaganda e apoio da Prefeitura de Londrina.

Na sexta-feira (28), o Espaço Ambiental Paiquerê 91,7 funcionará das 14h às 22h; no sábado (29), das 9h às 14h. Instalada na praça do Centro Cívico (avenida Duque de Caxias), em frente à sede administrativa da Prefeitura de Londrina, a feira é aberta para toda população.

As atrações confirmadas incluem o ônibus educativo da Biblioteca Móvel Ambiental e um estande com atividades e orientações sobre resíduos e sua destinação, ambos da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). O Rotary Club de Londrina Sul fará o Rotary Coleta, para recolher equipamentos eletroeletrônicos inservíveis.

Pela Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais (ANPEA) o público vai receber orientações sobre usina de compostagem e poderá participar de oficina de gestão de resíduos. O Instituto Reobotea vai levar para o evento um jardim sensorial e espaço de acolhimento inclusivo; enquanto o Instituto Alicerce promove Educação de Reciclagem Pedagógica. Haverá ainda uma apresentação com alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches.

A feira terá também a presença de agentes da Polícia Ambiental com exposição de animais taxidermizados, e a Comunidade Indígena do Apucaraninha trará produtos artesanais de fabricação própria. O projeto Vozes do Espectro vai distribuir para a comunidade presente o livro “Diferentes Olhares Profissionais Sobre o Transtorno do Espectro Autista”.

O Movimento pela Paz e Não-Violência (Londrina Pazeando) e o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) participam, nos dois dias do evento, divulgando materiais autorais, como os Avatares Pacifistas e os livros Londrina Pazeando. “Vamos conversar sobre como as pequenas empresas, ONGs e governos que trabalham ESG/ODS podem contribuir com a construção de uma Cultura de Paz. E como a Rede Brasileira do Pacto Global da ONU está engajada neste movimento planetário de mudança de matriz energética, em prol da diversidade de colaboradores, seja de gênero, raça, sexualidade ou neurodiversos, é importante para suas organizações e como isto forma a construção da cultura de paz em movimento”, informou o secretário do Compaz e gestor do Londrina Pazeando, Luis Cláudio Galhardi.

Duas turmas com alunos do 4°ano da Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi virão até a praça do Centro Cívico para conferir de perto essas e outras atividades disponíveis. “Dentre as parcerias fundamentais temos a Prefeitura de Londrina, por conta de toda a ajuda para que esse evento ocorresse no espaço próximo da sede. A Sema, com a união das agendas e dos contatos desses atores do meio ambiente, protagonistas dessa área, e também a ANPEA, que vai realizar uma atividade e também foi a primeira grande parceira que a gente teve. Quando falamos de fazer um evento sobre o meio ambiente, eles prontamente se disponibilizaram a estar com a gente, ajudando a divulgar e a incentivar”, enfatizou o proprietário da Mundial Propaganda, Bruno Cardial.

Além dessas ações educativas, quem visitar o Espaço Ambiental Paiquerê 91,7 vai encontrar artesanatos da Feira Criou, abordando a economia circular, e uma área de alimentação com participação de expositores da Feira da Palhano. “Temos ainda o Sinduscon, que entrou como patrocinador e abordando o tema de resíduos sólidos; e a empresa Plante um Papel, que vai fornecer papéis plantáveis que serão lembranças do evento, para eternizar o momento ambiental de Londrina também”, complementou Cardial.

Conforme a Lei Federal nº 14.393 de 2022, o Junho Verde é uma campanha de conscientização que integra a Política Nacional de Educação Ambiental. Seu objetivo é esclarecer a população sobre a importância da conservação dos ecossistemas naturais e seres vivos, do controle da poluição e da degradação dos recursos naturais, e o impacto que isso representa para as gerações atuais e futuras. “Por conta disso, a gente decidiu fazer esse evento para fechar o mês do meio ambiente e reunir todas as entidades que fizeram esse debate na cidade, ao longo do mês. Talvez não todas, mas muitas vão estar no evento exatamente para mostrar o que fizeram nesse mês de junho. E a rádio Paiquerê 91,7 também, com entrevistas e materiais, divulgando que o Junho Verde é um mês para se pensar sobre o meio ambiente. Estamos em um momento, principalmente no Brasil, de desastre ecológico e ambiental, e não é só nesse momento de desastre que a gente tem que pensar no meio ambiente. É isso que o evento vai ensinar, o primeiro grande encontro ambiental de Londrina”, ressaltou o publicitário.

Em Londrina, a Prefeitura atuou na campanha, principalmente por meio da Secretaria Municipal do Ambiente, promovendo ações próprias e incentivando atividades em toda cidade por meio de outros órgãos públicos, empresa e entidades da sociedade civil. “Esse evento será como um encerramento para o Junho Verde, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, mês que a gente promove para estimular que empresas, órgãos e pessoas façam suas campanhas para conscientização sobre o meio ambiente, sobre como cuidar, aproveitar e evitar a degradação. Serão dois dias com todos esses parceiros para abordar a questão ambiental. É uma iniciativa de extrema importância de levar consciência ambiental à população, ensinando a necessidade de preservar o meio ambiente e como fazê-lo, além de inserir pessoas que não ainda conhecem as causas ambientais nem o que elas representam para toda a sociedade”, destacou o secretário do Ambiente, Andre Shindy Chen.

Também são apoiadores do Espaço Ambiental Paiquerê 91,7 o Conselho Municipal do Meio Ambiente, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Secretaria Municipal de Educação (SME).

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos