Secretaria de Saúde presta contas em audiência pública
Foram apresentados dados como atendimento à população e obras de reforma e construção de Unidades Básicas de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde fez uma prestação de contas, na manhã desta sexta-feira (27), em audiência realizada na Câmara Municipal, referentes ao 3º quadrimestre de 2014. Os dados foram apresentados pelo secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri e representantes de diretorias da pasta.
Durante o último quadrimestre, o município realizou diversas obras de reforma e ampliação. De setembro a dezembro de 2014 foram finalizadas nove obras de reformas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que totalizaram o investimento de R$ 915.120,80, recursos provenientes do Programa Requalifica Unidade Básica de Saúde, do Ministério da Saúde. Além disso, a execução de obras importantes continuou no último quadrimestre do ano, como as UBS dos conjuntos Milton Gaveti e Padovani/Vista Bela.
Foram contratados também projetos de reforma e ampliação da Maternidade Municipal Lucilla Ballalai e reforma do Pronto Atendimento Infantil e Laboratório Centrolab (PAI). Iniciou-se também a execução da obra da UBS San Izidro.
No mesmo período também foi executada a contratação de projetos arquitetônicos e serviços de engenharia nas UBS Paiquerê e Três Bocas e iniciou-se o processo para contratar a execução de reforma e ampliação da UBS Itapoã. “Apesar das dificuldades enfrentadas em 2014, conseguimos concluir muitas metas”, destacou o secretário de Saúde.
O município conta com 53 UBSs, na zonas urbana e rural. Há 93 equipes do Programa Saúde da Família que atendem em todas as regiões da cidade.
Atendimentos – As unidades de saúde de Pronto Atendimento (PA) de 16 e 24 horas, realizaram 129.778 consultas no último quadrimestre de 2014. A Maternidade Municipal realizou 11.055 atendimentos no total.
No último quadrimestre, o Centrolab realizou exatos 546.824 atendimentos nas seguintes especialidades: Bioquímica, Hanseníase, Hematologia, Hormônios, Imunologia, Líquor, Microbiologia, Parasitologia de fezes, Tuberculose e Urinálise.
No setor de Ortopedia, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, que atende todo trauma fechado, com acompanhamento até a alta, realizou 18.249 exames de raio-x de urgência. A UPA realiza os exames das unidades dos jardins Leonor e União da Vitória. Já o Pronto Atendimento Infantil (PAI), que realiza os exames de Raio-x do Pronto Atendimento Adulto e Pronto Atendimento Maria Cecília, contabilizou 13.517 exames.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) atendeu 37.814 ligações telefônicas, que geraram 28.927 atendimentos, entre os meses de setembro e dezembro de 2014. Os trotes continuam a preocupar a Diretoria de Urgência e Emergência, pois só neste período foram contabilizados 1.071 casos de trote.
A policlínica realizou 3.538 atendimentos nas seguintes especialidades: Alzheimer; cardiologia; dermatologia geral; dermatologia sanitária; endocrinologia; endocrinologia infantil; nefrologia infantil; pneumologia asma; pneumologia doença pulmonar obstrutiva crônica; pediatria transtorno de déficit de atenção e Hiperatividade (TDAH) e reumatologia. A especialidade que mais registrou atendimentos foi a dermatológica geral, com 890 pacientes atendidos.
Em relação aos atendimentos no setor de ambulatório de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e AIDS, foram realizadas 2.451 consultas médicas. Também foram contabilizados 726 atendimentos com assistente social e 280 com psicólogo. Além disso, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou 181 atendimentos psicológicos. O número de pacientes atendidos pelo setor de Odontologia DST/AIDS foi 364. O setor da Farmácia do DST/AIDS distribuiu 5.540 medicamentos.
Dengue – A Diretoria de Vigilância em Saúde, através do setor de endemias, realizou vistorias em 264.628 imóveis de Londrina, entre setembro e dezembro de 2014, incluindo residências, comércios, terrenos baldios e pontos estratégicos. Foram 179 denúncias de dengue atendidas através do 0800 400 1893. Além disso, o setor realizou 479 atividades educativas, de um total de 1.631 atividades gerais educativas no mesmo período.
Também foram apresentados dados do Levantamento do Índice de Infestação do Mosquito Transmissor da Dengue (LIRAa) do ano de 2014. A Diretoria de Vigilância em Saúde realizou, através da Gerência em Saúde Ambiental, quatro liras. O último LIRAa do ano apontou o índice de infestação do mosquito transmissor da doença de 1%. O índice do primeiro LIRAa de 2014 foi de 7,4%, o segundo de 6,3% e o terceiro 1%.
Fotos: Vivian Honorato