Atletas londrinenses conquistam ouro no Sul-Americano 2024 de Karatê na Bolívia
Os caratecas Vinícius Figueira e Pedro Kuroda trouxeram para o Brasil medalhas de ouro em duas categorias; outras competições internacionais estão no calendário dos atletas

Representando o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Karatê, que foi realizado entre os dias 26 e 29 de junho em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, os atletas Vinicius Figueira e Pedro Kuroda conquistaram medalha de ouro em suas respectivas categorias. Ambos integram a mesma equipe em Londrina, liderada pelo treinador Marcelo Oguido, que recebe apoio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), vinculado à Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Vinícius Figueira foi o vencedor da categoria até 67 Kg. Ele superou atletas do Peru, Uruguai, Chile e Colômbia. Para ele, a medalha de ouro na competição Sul-Americana representa o resultado do seu histórico de dedicação. O atleta concentra sua rotina totalmente ao esporte, com dois treinos diários, de segunda a sábado, divididos em exercícios técnicos, de força e potência. “Fiquei muito feliz com o resultado, porque ele concretiza e simboliza a boa fase que estou vivendo”, comentou Figueira, que já venceu o Sul-Americano na edição 2015 do torneio.
No radar das próximas competições para o atleta, está o Campeonato Brasileiro de Karatê, que será realizado em Brasília (DF), no final do mês de julho, e os Jogos Combate, programados para o mês de agosto em Pato Branco (PR). Já no mês de novembro Vinícius será um dos integrantes da equipe brasileira que vai representar o Brasil no Mundial de Karatê, que será realizado em Pamplona, na Espanha.

Marcelo Oguido, o treinador da equipe de Londrina, conta que acompanha o atleta desde os 11 anos. Ele celebrou a conquista e ressaltou o comprometimento da equipe de karatê que ele lidera na busca de resultados em competições inclusive de nível internacional, como esta. Um dos pontos fortes da equipe é a categoria de base, da qual faz parte Kuroda. “Para mim é muito gratificante ver uma construção que não foi da noite para o dia, com muita dedicação, muito trabalho e comprometimento entre as partes. Eles merecem muito estar onde estão”, disse Oguido.
Já Pedro Kuroda conquistou medalha de ouro na categoria Cadete-57 Kg. Ele tem 15 anos e treina karatê desde os 9. Com este resultado, o jovem atleta garantiu vaga para o Pan Americano, que será realizado entre os dias 26 de agosto e 1° de setembro, em São Bernardo do Campo (SP). “Estou muito feliz com essa conquista e, se depender de mim, essa será a primeira de muitas vitórias no meu percurso como atleta”, afirmou Kuroda.
Texto: André Ludwig, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina