1º Plano Municipal de Igualdade Racial de Londrina será lançado nesta sexta (5)
Documento representa um momento histórico para a promoção da igualdade racial em Londrina; no mesmo dia será lançado o Julho das Pretas, com programação voltada para a luta e direitos das mulheres negras da cidade

A Prefeitura do Município de Londrina, por meio da Gestão de Políticas de Igualdade Racial (GPPIR), e o Conselho Municipal de Igualdade Racial de Londrina (CMPIR) farão o lançamento do primeiro Plano Municipal de Igualdade Racial de Londrina: Londrina e o compromisso com a luta antirracista. A solenidade será nesta sexta-feira (5), às 18h30, no saguão da Prefeitura, no segundo andar (Avenida Duque de Caxias, 635).
O Plano Municipal de Igualdade Racial tem por finalidade implementar políticas públicas de igualdade racial no município de Londrina, nas diferentes secretarias, órgãos e autarquias, visando o desenvolvimento da população de Londrina.
O presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Londrina, Wellisson Aguiar, ressaltou que o plano representa um momento histórico para a promoção da igualdade racial. “A solenidade de lançamento do plano marcará um passo significativo na luta pela construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, simbolizando o compromisso da administração municipal com esta causa. A cerimônia de lançamento não servirá apenas como uma plataforma para reunir a comunidade, líderes políticos e ativistas do movimento negro, mas também marcará o fortalecimento das parcerias essenciais para o sucesso da implementação do Plano”, afirmou.
Aguiar contou que o Plano de Igualdade Racial de Londrina foi desenvolvido após amplas consultas com a comunidade, em especial, sintetizando os anseios registrados em conferências. “O Plano aborda diversos temas, propondo-se a ser mais um instrumento em favor da sociedade, em especial dos negros e indígenas, mas de forma geral, auxilia na promoção de uma sociedade mais justa. Este é um momento extremamente importante para Londrina, demonstrando o papel de liderança da cidade no enfrentamento das questões raciais no Paraná e no Brasil”, apontou.
Segundo a gestora de Igualdade Racial da Prefeitura de Londrina, Juliana Bueno, o material atende ao proposto pelo Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). “Ele propõe políticas públicas comprometidas com a superação dos preconceitos, da discriminação e das desigualdades”, disse.
O Plano de Igualdade Racial de Londrina está dividido em treze eixos. São eles: Gestão das Políticas Municipais de Promoção da Igualdade (GPPIR); Educação; Saúde; Trabalho e Renda; Cultura; Direitos Humanos e Segurança Pública; Povos Indígenas; Religiões de Matriz Africana; Política Internacional; Desenvolvimento e Segurança Alimentar; Infraestrutura; Juventude; Gênero e Orientação Sexual.
O Plano deverá ser revisto e atualizado em até dez anos. As revisões e atualizações serão realizadas sempre que constatado as demandas de atualização das Políticas de Igualdade Racial do Município, passando por plenária da conferência municipal de Igualdade Racial ou conferências afins.
Julho das Pretas – Durante a solenidade desta sexta (5), também será lançado o Julho das Pretas, campanha voltada ao fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. O Julho das Pretas é alusivo ao dia 25 de julho, uma mobilização realizada desde 1992, quando ocorreu o 1º Encontro de Mulheres Negras Latino-americanas e Caribenhas, na República Dominicana.
Além de propor a união entre essas mulheres, o encontrou visou denunciar o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, não só nas Américas, mas também ao redor do mundo. Essa importante reunião conseguiu que a ONU, ainda em 1992, reconhecesse o dia 25 de julho como Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
Em Londrina, o Julho das Pretas terá programação voltada para a luta e direitos das mulheres negras da cidade, com agenda proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Londrina, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Gestão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura.