Prefeitura promove a 23ª Semana da Mulher
Neste ano o tema é “Desafios da Mulher Contemporânea”; a programação completa pode ser acessada no portal http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpageplus&Itemid=528
A abertura oficial da 23ª Semana Municipal da Mulher será segunda-feira(9), às 14 horas, no saguão da Prefeitura. Neste ano o tema do evento é “Desafios da Mulher Contemporânea” e será trabalhado em três perspectivas: a saúde, a violência e o empoderamento das mulheres. A realização é da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM).
A Semana terá encontros, palestras, reuniões, mesas-redondas, oficinas, exibição de filmes, ações populares e outras atividades voltadas à divulgação dos direitos da mulher, da igualdade de gênero e de políticas públicas de proteção e valorização das mulheres. De acordo com a secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, o objetivo da semana é congregar os diversos grupos e as próprias mulheres.
“Queremos levar para a mulher da comunidade, ações que vão capacitá-las através do conhecimento e de mais informação para ser inserida com muito mais autonomia dentro da sociedade em que vivemos. E isso envolve também as mulheres empresárias, aquelas inseridas no mercado de trabalho e entidades que trabalham com a mulher, todas buscando seu espaço com igualdade”, enfatizou a secretária.
A programação também contempla atividades que articulam as organizações e os grupos que discutem sobre as atuais condições da mulher na sociedade. A programação completa pode ser acessada no portal www.londrina.pr.gov.br no link Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.
De acordo com a assessora de Planejamento da Secretaria, Elaine Galvão, o município apóia as atividades de vários grupos que têm a mulher e seu espaço na sociedade como foco principal. ”As catadoras de materiais recicláveis e dos coletivos feministas são exemplos de movimentos que estão ajudando a construir uma sociedade na qual tenhamos a mulher mais presente no espaço público, com melhores condições de atuação, como protagonistas de fato”, ressaltou.
Ato público no calçadão
Neste sábado (7), das 9 às 13 horas, será realizado um ato público no calçadão com a mobilização dos Coletivos Feministas de Londrina. Segundo Elaine Galvão, estes coletivos irão pautar, entre outras coisas, a questão das mulheres trabalhadoras.
Sobre o tema saúde uma das pautas será a questão da violência obstétrica, que ainda é um problema de muitas mulheres. “Estamos discutindo sobre a qualidade da assistência ao parto e, principalmente, a discussão sobre a sua humanização, na perspectiva de resgate do papel ativo da mulher nesse processo. Desse modo abre-se espaço para as associações de doulas e outros grupos que discutem a maternidade, possibilitando que tragam suas pautas e discussões sobre este tema”, enfatizou Elaine.
A 23ª Semana Municipal da Mulher conta com apoio das secretarias municipais de Assistência Social, Cultura e Saúde; 16ª Vara Judicial – Vara Maria da Penha; Associação Nós do Poder Rosa; Associação: É Hora de Viver; Comissão da Mulher Advogada OAB Londrina; Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Londrina; Comitê Norte Paranaense do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis; Conselho da Mulher Empresária da ACIL; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Programa Municipal de Economia Solidária; Rede Mulheres Negras do Paraná; Sindicato dos Bancários de Londrina e Região; Universidade Estadual de Londrina e Vila Cultural Kinoart.
Foto: Ilustrativa