Bibliotecária da Prefeitura de Londrina apresenta trabalho acadêmico em Portugal
Dissertação da servidora Zoraide Gasparini aborda o papel da competência em informação nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs)

A bibliotecária Zoraide Gasparini, que atua na Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), foi a Lisboa para apresentar seu trabalho acadêmico sobre o papel da competência em informação, na visão dos bibliotecários do Município, para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
O trabalho foi aceito para compor o XIV Encontro da Associação de Educação e Ciência da Informação da Iberoamerica e Caribe (Edicic). Nesta edição, o evento ocorreu de 1 a 3 de julho, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Flul), em Portugal.
Gasparini é doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL). Na Prefeitura, atua desde setembro de 2009.
Em seu trabalho, com o nome de “Percepção dos bibliotecários em relação à competência em informação e Agenda 2030 no contexto da biblioteca pública”, ela entrevistou bibliotecários do Sistema de Bibliotecas Públicas de Londrina acerca da contribuição da competência em informação para o cumprimento dos ODS da Agenda 2030. O material é um recorte de sua dissertação de mestrado, defendida em março de 2023, com orientação de Adriana Rosecler Alcará.
“São oito bibliotecários no sistema de bibliotecas públicas, incluindo eu. Então entrevistei os outros sete para saber a percepção deles de como essa competência ajuda na concretização dos Objetivos da Agenda 2030”, contou a pesquisadora.
Em 2019, a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Araújo, também esteve apresentando trabalho no Edicic, que ocorreu em Barcelona, na Espanha. Este ano, ela foi selecionada para representar o Brasil em um congresso intergovernamental que ocorrerá em outubro, em Bogotá, onde será discutido as Bibliotecas Públicas no século XXI. “A Zoraide é uma pessoa muito esforçada, estudiosa e dedicada, representando muito bem nosso setor. Ela e outros servidores que estão nesta Diretoria vão longe, pois incentivamos a capacitação contínua dos servidores”, afirmou.
Desenvolvimento Sustentável – Elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030 é um plano global de metas voltadas ao desenvolvimento sustentável para serem atingidas até o ano de 2030. O planejamento conta com 169 metas, distribuídas entre 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou seja, objetivos finais para melhorar o planeta na dimensão ambiental, econômica e social.
Edicic em Lisboa – Com cerca de 150 participantes de língua portuguesa e espanhola, oriundos do espaço ibero-americano, o tema central do XIV Encontro da Edicic foi “Diálogos na ciência da informação”. Com isto, esperam gerar um espaço de múltiplos diálogos, trans e interdisciplinares, entre cientistas e membros da comunidade.
Junto à Edicic, a Flul organiza o evento através do Centro de Estudos Clássicos e do Programa em Ciências da Documentação e Informação, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Biblioteca da Flul e do American Corners Portugal.
Os trabalhos submetidos foram divididos em cinco eixos de atuação, sendo eles: Epistemologia, Educação e Formação; Formação e Empregabilidade; Informação e Conhecimento; Tecnologia, Ética e Deontologia; Sociedade e Crítica. A produção de Gasparini foi parte do último módulo, sendo apresentado no último dia do evento, 3 de julho.
Texto: Gabriel Navas, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina