Professores de bibliotecas participam de curso
Formação continuada integra o projeto Palavras Andantes, que promove o estímulo à leitura entre os alunos da rede municipal
A Secretaria Municipal de Educação irá promover formação continuada para professores que atuam nas bibliotecas escolares da rede municipal de ensino. O curso integra o projeto “Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes” que tem como objetivo promover a formação de leitores e desenvolver atividades voltadas para motivação de leitura. Serão duas turmas, com início na próxima quinta-feira (dia 12), no Sesc, Rua Fernando de Noronha, 264, centro, das 8 às 12horas e 13h30 às 17h30. A formação segue até dezembro, com reuniões mensais.
O curso irá formar 162 professores regentes de oficinas de bibliotecas, que atuam nas 85 bibliotecas de unidades escolares da rede municipal, entre zona urbana e rural. A carga horária é de 40 horas. De acordo com a responsável pelo projeto, Márcia Batista de Oliveira, que integra o apoio pedagógico em bibliotecas escolares da Secretaria Municipal de Educação, o projeto promove o aumento significativo do índice de leitura entre os alunos. “Cada aluno da rede municipal lê de quatro a seis livros por mês”, ressaltou.
Márcia Oliveira explicou que entre as atividades desenvolvidas pelos professores regentes de oficinas de bibliotecas está a contação de histórias, realizada semanalmente, empréstimos de livros e organização pedagógica da biblioteca, sempre visando o estimulo à leitura. “Acreditamos que uma biblioteca tem que ser atrativa para formar leitores e para atrair os alunos. Até quando compramos os livros já visamos a faixa etária dos nossos leitores, de 6 a 10 anos, para que a leitura seja atrativa a eles. Hoje os alunos que emprestam livros já escolhem pelo nome de autores”, destacou.
Sobre o curso – O primeiro dia de formação dos professores irá contar com a presença do professor e assessor educacional da Universidade Fatum Educacional, Cleber Fabiano Silva, de Curitiba/PR. Ele é também um contador de histórias, que ministra cursos e oficinas no Brasil e exterior e, irá trazer um pouco da experiência profissional que possui aos professores de Londrina.
Márcia Oliveira explicou que durante a formação, realizada durante todo o ano, serão abordados os temas: formação de leitores; mediação de leituras; organização pedagógica da biblioteca para que seja atrativa aos alunos; incentivo à leitura, além de trocas de experiências entre os professores.
O projeto – O projeto Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes, em vigor há 13 anos, surgiu da tese de doutorado do professor Rovilson José da Silva. “Ele percebeu que o estímulo à leitura era muito acanhado. Não tinha muito empréstimo de livro. Depois do projeto os alunos começaram a ter mais acesso à biblioteca e o acervo foi organizado para a faixa etária atendida, que são os alunos da educação infantil ao 5º ano”, informou Márcia.
A responsável pelo projeto contou que no espaço físico das bibliotecas é realizado um trabalho de continuação, mantendo e melhorando os espaços físicos. “Fazemos visitas periódicas nas bibliotecas escolares para ver o mobiliário e o acervo. No ano passado fizemos a compra de 20 títulos para cada escola”, destacou.
O projeto atua em quatro pilares: formação de professores, incentivo à leitura, empréstimo de livros e organização da biblioteca pedagogicamente e estruturada. O trabalho já foi premiado como melhor projeto de leitura do país, pelo Vivaleitura, do Ministério da Educação do governo federal, que tem como o objetivo estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovem a leitura.
Texto: Dayane Albuquerque
Foto ilustrativa: Luiz Jacobs