Prefeito recebe Comissão de Direitos da Mulher
Kireeff disponibilizou dois veículos para a Patrulha Maria da Penha e 16 guardas municipais passarão por treinamento para atender este serviço
Na manhã de hoje (11), o prefeito Alexandre Kireeff recebeu em seu gabinete a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Vereadores, além de membros do Poder Judiciário e do Ministério Público do Paraná.
A solicitação feita ao prefeito diz respeito à Patrulha Maria da Penha. Na reunião, a comissão pediu a disponibilização de dois veículos para serem utilizados pelos guardas municipais durante a patrulha Maria da Penha e a capacitação de oito GMs mulheres e oito homens. De acordo com o secretário de gestão pública, Rogério Dias, o prefeito autorizou a disponibilização dos veículos (sendo um novo e outro usado) e a capacitação dos guardas municipais, o que deve acontecer em até 60 dias dados os trâmites burocráticos.
Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, o encontro foi positivo. “Este é um projeto que está em andamento e que contará com a participação de guardas municipais do sexo feminino e masculino. A reunião foi importante, porque reuniu diversos segmentos que batalham pelos direitos das mulheres e que perceberam a abertura do prefeito em agilizar todo o processo”, concluiu Sônia.
Outro pedido, é um estudo de viabilidade visando a criação de um projeto de lei que disponibilize uma vaga de advogado para a Secretaria de Políticas para as Mulheres.
Estiveram presentes na reunião as vereadoras Sandra Graça, Elza Correia e Lenir de Assis; a juíza da Vara Maria da Penha Zilda Romero; a promotora do Ministério Público do Paraná, Susana de Lacerda; a delegada da Mulher, Geanne dos Santos; coordenadora do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude da UEL, Claudete Canezin; presidente do Conselho Municipal da Mulher, Rosalina Batista; presidente da BPW Londrina Leozita Baggio e representantes do Nós do Poder Rosa, Conselho da Mulher Empresária da Acil, Comissão da Mulher Advogada, Sindicato dos Corretores de Imóveis (Sincil) e Conselho dos Corretores (CRECI), além dos secretários municipais de Governo, Gestão Pública e Políticas para as Mulheres.
Fotos: Vivian Honorato