Destaques

Escolas são premiadas por projetos de combate à dengue

educação.dengue.premiação.VP

Premiação fez parte do projeto “Doe 10 minutos do seu dia contra a dengue” realizado nas unidades escolares do município

 

educação.dengue.premiação.V2O prefeito Alexandre Kireeff e a secretária municipal de Educação, Janet Thomas, entregaram, na manhã desta sexta-feira (27),  prêmios para as três unidades escolares vencedoras do Concurso “Doe 10 minutos do seu dia contra a dengue”. As escolas optaram por receber um notebook ou um computador. Ao todo 22 escolas municipais e 10 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) participaram do concurso. Todas as unidades receberam um certificado pela participação.

O desafio previa a elaboração e desenvolvimento de um projeto de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, com todos os alunos e professores. Eles deveriam relatar e fotografar as atividades e seus resultados. A avaliação englobou a originalidade, criatividade, relevância social, participação da comunidade e o local desenvolvido. As vencedoras foram as escolas municipais Elias Kauan, Irene Aparecida da Silva e o CMEI Nissia Rocha Cabral.

Kireeff ressaltou a importância do projeto. “Ações como estas chamam a atenção da população sobre a necessidade de todos estarem alertas no combate à dengue. As crianças passam as informações adiante, cobram dos familiares e dos vizinhos e por isso fazem toda a diferença, ajudando nossa cidade a prosperar”, ressaltou.

educação.dengue.premiação.V4A secretária municipal de Educação, Janet Thomas, destacou o papel da escola como ponto central em qualquer comunidade e ressaltou a importância dos projetos porque eles foram além das salas de aula, envolvendo toda a  comunidade. Ela afirmou ainda que as crianças têm um poder transformador em suas residências, porque elas conseguem levar para a comunidade aquilo que eles acreditam e elas creem naquilo que elas aprendem na escola. “Nesta idade elas estão muito abertas para novos aprendizados e também para pegar uma ideia e transformá-la em uma ação de modificação da realidade”, afirmou.

A educadora do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconselos, ressaltou a importância do envolvimento das crianças no combate à dengue. “Elas levam às informações para os familiares, ajudando neste combate. Isto é de suma importância porque a maioria dos focos está nas casas. Precisamos da colaboração e do envolvimento de toda a comunidade”, disse.

Durante a cerimônia de premiação os participantes assistiram vídeos que mostravam os alunos produzindo as atividades nas escolas e a veiculação dos trabalhos na mídia. Estiveram presentes funcionários da Secretaria Municipal de Educação; representantes das unidades escolares, estudantes e funcionários da coordenadoria do Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, que deram apoio ao projeto. A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, também esteve presente.

 

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos