Tecnologia aproxima pacientes da UPA de médicos especialistas
Termo de cooperação técnica possibilita atendimento aos pacientes da UPA do Jardim Sabará com cardiologistas do HU
Com a finalidade de aproximar médicos clínicos gerais, que atendem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, de especialistas, será assinado um termo de cooperação técnica entre a Autarquia Municipal de Saúde e a Universidade Estadual de Londrina, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico do Hospital Universitário Regional Norte do Paraná (HUTec). A solenidade de assinatura acontece na próxima quarta-feira (1), às 10horas, na sede da UPA, na avenida Arthur Thomas, nº 2.390, região oeste.
O termo de cooperação vai permitir que clínicos gerais compartilhem o prontuário médico dos pacientes com especialistas do Hospital Universitário (HU). O atendimento será feito a distância, através de uma plataforma online, desenvolvida por médicos londrinenses, possibilitando um atendimento mais rápido e preciso.
Desde dezembro de 2014 a prefeitura já tem utilizado o serviço, em fase de testes, na UPA do Jardim Sabará. Agora, o termo oficializa a parceria, que permanecerá em fase de testes por mais seis meses. Neste período o aplicativo permanece somente da UPA do Jardim Sabará e o atendimento com os especialistas do HU será realizado das 7 às 19horas. Após o período de testes a intenção é ampliar o atendimento para outras unidades.
A assessora técnica de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Verônica Sanches, contou que a princípio a parceria não vai trazer custos para prefeitura, porque os médicos especialistas são plantonistas contratados pelo HU. Ela explicou que no período de testes o atendimento será restrito aos pacientes com sintomas de doenças cardíacas. “Como é um projeto-piloto esta será a especialidade inicial. Conforme o andamento do processo poderemos incluir outras especialidade, como nefrologia e pneumologia”, informou.
Entres os benefícios do aplicativo está a melhora na qualidade do tratamento do paciente e economia de recursos da rede de urgência e emergência. “Todos ganham com isso, tanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); a Unidade de Pronto Atendimento, porque que vai conseguir aumentar o grau de resolução dos problemas, e principalmente os pacientes, pois sairão com o diagnóstico certo para a transferência e para receber o tratamento adequado”, disse.
Foto: Luiz Jacobs