Saúde realiza curso sobre tuberculose
Os participantes serão atualizados sobre as formas de identificação da doença, tratamento e modos de evitá-la
Nesta quarta-feira (1°), das 8 horas às 12 horas, cerca de 200 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde vão participar de um curso de atualização de conhecimentos sobre a tuberculose. Será na Faculdade Inesul, na avenida Duque de Caxias, 1.290, centro. O objetivo é manter os auxiliares de enfermagem, enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACSs) atualizados sobre as formas de identificação da doença, tratamento e modos de evitá-la. O evento marca o “Dia Mundial de Combate à Tuberculose”, celebrado em 24 de março.
A coordenadora de Saúde do Adulto e Idoso, Juliana de Oliveira Marques, ressaltou que é importante que os profissionais façam o curso, porque as Unidades Básicas de Saúde já realizam o atendimento às pessoas com tuberculose. “Estima-se que 1% da população seja sintomática a problemas respiratórios e, dessas, 4% tenha tuberculose. Por isso, os médicos e enfermeiros vão relembrar os conhecimentos dos participantes e mantê-los atualizados.”
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta os pulmões. Ela tem cura e o tratamento dura no mínimo 6 meses, sendo que depois de duas semanas de tratamento medicamentoso o paciente já não a transmite mais. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, todos os anos são notificados cerca de 70 mil casos novos da doença e 4,6 mil mortes decorrentes da enfermidade.
Programação
Às 8 horas – Abertura
Às 8h30 – Palestra com o médico Fábio Guedes Crespo sobre fisiopatologia e epidemiologia.
Às 9h10 – Palestra com a enfermeira Samara Hiroki sobre as metas do Programa Nacional de Combate à Tuberculose e o fluxograma de atendimento.
Às 10h20 – Palestra com a bioquímica Márcia Pelisson sobre a coleta de escarro e gene Xpert.
Às 10h50 – Palestra com a enfermeira Juliana Marques sobre o papel da Atenção Primária no combate à Tuberculose.
Às 11h30 – Palestra com a enfermeira Juliana Marques sobre a “Corrida contra a Tuberculose”.