Destaques

Saúde faz novas ações no combate à dengue

dengue.ARQUIVO

Objetivo é reduzir o  Aedes Aegypt, principalmente, nos locais que tiveram aumento no índice do mosquito transmissor

 

O Setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, fará novas ações de combate à dengue nos próximos dias. Isso porque o setor constatou um aumento no índice do mosquito transmissor, Aedes Aegypt, em 11 de 25 localidades de Londrina. O levantamento foi feito com base  em ações realizadas em fevereiro e março deste ano.

As três áreas com  maior aumento do índice são: Jardim do Lago, que antes estava 6% e agora está com 10,81%;  Jardim Higienópolis, que estava com 5% passou para 13% e o Condomínio Alphaville que estava com 5,26%, foi para 12,12%.

Segundo dados do levantamento, em 14 localidades houve uma redução no índice ou mantiveram o anterior. As três localidades que se destacaram neste sentido são: Jardim Quati, que antes estava com 33% e passou para 10%; Santos Dumont, que registrava 17,39% foi para 7,40%  e a Vila Brasil que estava com 11,94% e reduziu para 7,04%.

DengueNPAções – A coordenadora de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Diana Martins, informou que no Jardim do Lago, Higienópolis e Alphaville será necessário um trabalho de remoção mecânica (retirada e eliminação de criadouros). Já nos outros oito bairros que registraram aumento serão feitos trabalhos educativos. As ações já foram iniciadas na última segunda-feira (dia 30).

Diana informou que os agentes estarão presentes nas cinco regiões de Londrina (norte, sul, leste, oeste e centro), junto com os agentes comunitários de saúde,  convocando os líderes de bairro para ações de impacto contra a dengue. “Este período ainda é de extrema vigilância, pois mesmo estando no outono a população não pode deixar de fazer a sua parte”, ressaltou.

Além disso, a equipe de controle de endemias de Londrina, junto com a 17ª Regional de Saúde, está avaliando a necessidade de intensificar o controle químico (fumacê) nos locais de aumento do transmissor e casos positivos de dengue. “É de extrema importância a colaboração e a participação dos moradores, verificando seus quintais. Pedimos para aqueles que têm obras ou reformas observar se não há lonas, baldes ou tambores com água”, destacou Diana.

Londrina registra, de janeiro até agora, 330 casos confirmados da doença e 1.900 notificações, das quais 1.207 estão em andamento ou aguardam resultados de exames.

LIRAa – O setor de Endemias realizará de 13 a 17 de abril o segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) do ano de 2015. O trabalho permite saber quais as regiões mais infestadas pelo mosquito transmissor da dengue. O primeiro LIRAa deste ano foi feito em janeiro.

 

Fotos: Arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos