Destaques

Horta Comunitária no Conjunto das Flores é inaugurada em Londrina

Produtos serão destinados ao consumo das pessoas da comunidade e alguns serão comercializados para suprir as despesas da horta

Na manhã desta sexta-feira (18), foi inaugurada, oficialmente, a Horta Comunitária Recanto Verde, no Conjunto das Flores, região sul.  A atividade integra a Semana Municipal da Alimentação, realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), com o tema “Direito aos Alimentos para uma Vida e um Futuro Melhores – Não Deixar Ninguém Para Trás”. A horta fica na Rua Francisco Alves Rodrigues, esquina com a Rua Ângelo Pesarini, e foi implantada em um espaço que estava abandonado, servindo como depósito irregular de resíduos.

A ação contou com parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME), que liberou os alunos da Escola Municipal Dalva Fahl Boaventura para participarem da inauguração. Na oportunidade, as crianças puderam aprender sobre a importância da agricultura urbana e participaram de uma atividade lúdica, organizada pela empresa Plante1Papel, parceira da ação, que forneceu papéis-sementes, plantáveis, para que as crianças fizessem o plantio em um dos canteiros da horta. Com isso, elas também aprenderam sobre o processo de reciclagem do papel, já que o papel-semente é feito a partir de resíduo de papel branco.

Foto: Vivian Honorato/PML

A horta faz parte do Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana (AgriUrbana), vinculado à SMAA. A iniciativa visa, dentre outros objetivos, a ampliar as condições de acesso à alimentação saudável e aumentar a disponibilidade de alimentos como estratégia de combate à fome.

O coordenador da horta comunitária, Ronaldo Pereira, morador do Conjunto das Flores, contou que o projeto começou a ser implantado em outubro de 2023 e agora a horta está totalmente pronta, com os canteiros revitalizados. “Aqui havia um lixão, e isso era muito ruim. Através do Programa de Agricultura Urbana e Periurbana conseguimos montar esta horta linda. Ela é destinada ao consumo das pessoas da comunidade, mas também fazemos a venda de algumas verduras e hortaliças para suprir as nossas despesas, por exemplo com a água”, disse.

Pereira adiantou que serão realizadas feiras para comercializar os produtos da horta, todos os domingos, das 8h às 11h, a partir do dia 27 de outubro. Serão comercializados couve, alface, três tipos de almeirão, alho-poró, rúcula, salsinha e cebolinha, e ervas medicinais.

Semana Municipal da Alimentação – A iniciativa é alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro. O direito humano à alimentação adequada é o principal objetivo da campanha, que é um direito previsto pela constituição do Brasil. Neste ano, entre 14 e 18 de outubro, foram realizadas atividades como: oficinas formativas de segurança alimentar, para idosos e crianças; Feirinha da Cidadania, com a participação dos produtores das hortas comunitárias; Oficina “Plante 1 Papel” com os alunos da rede municipal; e visita do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea-LD) ao Projeto Cozinha Solidária, que busca promover a alimentação saudável e a inclusão social.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos