Cidadão

Pan-Americano de Kickboxing no Chile tem londrinense entre os competidores

Guilherme Belarmino, atual top 4 do ranking mundial, vai disputar o campeonato em busca de mais pontos, mirando o top 3 ainda em 2024

Começou na última quarta-feira (30) em Santiago, capital do Chile, a 13ª edição do Campeonato Pan-Americano de Kickboxing, que reúne 19 países das Américas, com mais de 850 atletas inscritos. O Brasil conta com 94 representantes. Entre eles, está o londrinense Guilherme Belarmino, atual top 4 do ranking mundial na categoria Kick Light VM -84kg, que, a depender do desempenho e pontos conquistados, poderá terminar o ano de 2024 em um nível acima, entre os três melhores.

O evento vai até o dia 3 de novembro, e também será classificatório dos atletas americanos para os Jogos Mundiais de 2025, na China. O Pan-Americano é dividido em sete modalidades: Low Kicks, Full Contact, K1 Style, Forms, Point Fighting, Light Contact e Kick Contact.

O kickboxer pé-vermelho já havia alcançado sua meta para 2024 em julho, quando subiu à quarta posição, mas busca agora no Chile um novo ranking. “É o campeonato que mais conta pontos para o ranking mundial, assim como o campeonato europeu é o que mais conta para os atletas de lá”, disse o lutador.

Para chegar a este dia no mais alto rendimento, Belarmino realizou uma preparação focada. “Nosso ano foi todo projetado para esse momento. Pensando em chegar bem aqui no Chile, fizemos vários testes e adaptações para colocar agora tudo em prática”, afirmou.

Em 2024, o londrinense já obteve ótimos resultados. Em março, Belarmino foi campeão da Copa do Mundo da Itália de Kickboxing, chegando ao posto de sexto melhor da categoria, em razão dos pontos que essa conquista lhe rendeu.

Além da pontuação para o ranking, o atleta já tem seu olhar focado em outro competidor, o mexicano Raúl Castañeda Ruffo, contra o qual busca uma revanche. No último confronto entre os dois, em 2023, o brasileiro perdeu por pontos nas oitavas de final do campeonato mundial.

“Esse Pan-Americano terá um gosto especial. Além da conquista do campeonato e dos pontos do mundial, quero rever esse mexicano e vencer bem. Esse é o nosso grande objetivo aqui no Chile”, declarou.

Belarmino é atleta do Londrina Esporte Clube e conta com apoio da Prefeitura de Londrina, através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), além de outros patrocinadores. 

Texto: Lucas Giroto Merim, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com).

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos