Corais do projeto “Um Canto em Cada Canto” fazem três apresentações nesta semana
Grupos de alunos da rede municipal se apresentam de 6 a 8 de novembro, das 20h às 21h, no Teatro Marista

De quarta (6) a sexta-feira (8), o projeto de canto coral “Um Canto em Cada Canto” realiza uma série de concertos de encerramento do ano de 2024. As performances serão realizadas das 20h às 21h, no Teatro Marista, localizado na Rua Cristiano Machado, 240, no bairro Campo Belo, com capacidade para 911 pessoas. O evento faz parte da programação do Londrina Mais 2024, que tem como temática os 90 anos da cidade.
Com entrada livre e gratuita, os três dias terão o mesmo repertório musical. Entre as obras apresentadas, estão canções folclóricas de diversos países, como Zâmbia, Austrália, Argentina, Israel e Brasil. O tema das apresentações é “Canten Señores”.
Ao todo, 11 escolas municipais se apresentam ao longo dos três dias do evento. Na quarta-feira (6), o palco será das escolas Irene Aparecida, Miguel Bespalhok, Jovita Kaiser e América Sabino Coimbra. Na quinta-feira (7), a apresentação é das escolas Maria Carmelita Vilela Magalhães, Hélvio Esteves, Tereza Canhadas Bertan e José Garcia Villar. Por fim, na sexta-feira (8), o concerto será realizado por alunos das escolas José Gasparini, Ignez Corso Andreazza e Edmundo Odebrecht. O Projeto Canto Coral atualmente atende 750 alunos dessas 11 unidades escolares de Londrina, com idades de 7 a 12 anos.

A regência das apresentações é feita por Ana Paula Miqueletti, Carla Nishimura, Cleciane Pugsley, Damáris Sabóia, Diego Rodrigo, Mariana Leon, Oleide Lelis, Rafael Tulli e Thayse Rodrigues. Já o piano será tocado por João Domingos e Mariana Leon, enquanto Kézia Souza atua com a flauta transversal e Gabriel Mizuta realiza a percussão.
“Por meio do Canto Coral, nós trabalhamos com as crianças a musicalização através da voz, assim como a atenção, coordenação, respeito, disciplina e até mesmo a autoestima”, contou a coordenadora pedagógica do projeto, Oleide Lelis.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), esse projeto é realizado há 22 anos. Hoje, ele faz parte do Programa Vencer, da Prefeitura de Londrina, recebendo apoio e patrocínio da SME.
Texto: Gabriel Navas, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.