Cidadão

Defesa Civil acompanha simulado de emergência em shopping da zona sul de Londrina

Exercício é realizado anualmente para avaliar o nível de treinamento das equipes de prevenção

A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), acompanhou a realização do simulado anual de emergência do Shopping Catuaí (zona sul) no começo da manhã desta terça-feira (5).

A simulação teve como foco um cenário de explosão de um dos tanques de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) durante o abastecimento, vitimando cinco pessoas. Rapidamente, os brigadistas e bombeiros civis do shopping entraram em ação para dar início ao resfriamento dos tanques até a chegada do reforço por parte do Corpo de Bombeiros.

Foto: Bruno Amaral_SMDS

A ação é importante para que possa ser observado o nível do treinamento dos envolvidos e o tempo de resposta ao ocorrido. Nesses casos, as equipes têm a oportunidade de trabalhar de forma integrada a fim de aprimorar as técnicas para que possam atuar em casos reais de crises, entre outros problemas que possam ocorrer.

O secretário executivo da Defesa Civil, guarda municipal Cilson Lima, avaliou positivamente a atividade. “O simulado realizado hoje demostra como a equipe do shopping Catuaí se preocupa com a prevenção, e vem sempre buscando melhorias em suas respostas a emergências. É um exemplo a ser seguido pelas demais empresas”, frisou.

Foto: Bruno Amaral_SMDS

Segundo a superintendente do Catuaí Shopping Londrina, Fernanda Almeida Trombaco, as equipes trabalham totalmente focadas na prevenção. “Nossa prioridade é sempre a segurança de clientes, lojistas e funcionários e, por isso, investimos muito em prevenção. Este é um treinamento importante que acontece anualmente, justamente para garantir que nossos processos de segurança sejam sempre aprimorados. É uma forma prática de capacitar lojistas e colaboradores com o intuito de garantir a segurança de todos. A integração entre a equipe de segurança do shopping e os órgãos externos como o Corpo de Bombeiros e SAMU precisa acontecer de forma ágil e eficaz, por isso, estamos mais um ano promovendo este treinamento. É importante que todos estejam prontos para atuar de forma precisa em um momento assim”, reforçou.

O técnico em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Supergasbras, Sandro Oliveira, destacou que a segurança é uma prioridade para a empresa. “Para nós da Supergasbras, a cultura de segurança é fundamental para alcançarmos o nível de acidente zero. Foi com esse intuito que participamos desse simulado em parceria com o Catuaí Shopping Londrina. Nesse sentido, procuramos reproduzir o cenário de como acontece o abastecimento de GLP numa central de gás e seus possíveis riscos. Após o treinamento, nos reunimos para discutir pontos a serem melhorados e criar um plano de ação contemplando o que foi observado. Dessa forma, tornamos o ambiente mais seguro, não só para o nosso parceiro comercial, mas também para todos os frequentadores desse espaço. Agradecemos a oportunidade de somar experiências e dividir conhecimentos. Segurança para nós é inegociável, e está em nosso DNA”, sublinhou.

A simulação contou com a participação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, socorristas do Salva-Vidas SOS e da empresa Supergasbras, que forneceu um caminhão para a realização do evento. Todos os participantes da simulação integram o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da região metropolitana de Londrina, movimento que reúne empresas privadas e o poder público em favor do aumento da segurança das operações.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos