Encontro reúne servidores ativos e aposentados
Objetivo é debater as mudanças sociais, psicológicas, físicas e emocionais que ocorrem com a aposentadoria

Com o intuito de debater as mudanças ocasionadas com a chegada da aposentadoria, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) realizou, na manhã de hoje (15), o 23º Encontro Anual de Preparação à Aposentadoria, que contou com a presença de cerca de 100 pessoas.
O programa existe desde 1993 e traz encontros mensais para que os servidores recebam dicas de como se adaptar melhor à nova rotina de vida de aposentado. Entre as ações está a realização de viagens e passeios a parques, momentos de reflexão, terapias comunitárias, entre outras atividades. A intenção é esclarecer sobre o processo natural de envelhecimento, os aspectos legais e de saúde da aposentadoria, e a utilização do tempo livre.
Segundo a diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Sandra Maria de Aquino, por ano, em média, 225 servidores municipais se aposentam e, por isso, é preciso desenvolver atividades voltadas a eles. “Nossa intenção é preparar as pessoas para cortar os laços com o trabalho, porque a aposentadoria é um momento de quebra de rotina e os colaboradores precisam pensar em como podem aproveitar o tempo livre, que terão a partir de agora”, disse.
Já a secretária municipal de Recursos Humanos, Kátia Marcos Gomes, destacou a iniciativa da Prefeitura em realizar há 23 anos um programa que auxilia seus colaboradores na adaptação da nova fase. “O interessante do programa é que ele agrupa três etapas da vida do funcionário, que é a pré-aposentadoria, a aposentadoria em si e os anos posteriores. É necessário que todos reflitam sobre esse período, pois é uma mudança na vida do servidor e de toda sua família”, completou.
Para o aposentado da Secretaria de Cultura, Antônio Fabri, de 65 anos, participar das atividades do programa ajudou-o a superar a perda da esposa e a enfrentar a nova fase. “Tinha receio de me aposentar, mas o programa me ajudou muito, porque nele participo de várias atividades como passeios, conto com a ajuda de psicólogos e assistentes sociais, converso sobre meu dia-a-dia e faço novas amizades. O programa superou minhas expectativas.”
O 23º Encontro Anual de Preparação à Aposentadoria é uma realização da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, por meio da Diretoria de Saúde Ocupacional, e tem o apoio das secretarias municipais, autarquias, fundações municipais, Sindserv- LD e Associação dos Aposentados da Prefeitura de Londrina.
Foto: Vivian Honorato




