Destaques

Município terá Centro de Especialidades do Paraná

Construção do novo centro foi possível graças à doação de terreno feito pela Prefeitura de Londrina ao Cismepar e à parceria com o governo do Estado

cismepar.centro.especialidades.DP

cismepar.centro.especialidades.D2Na manhã desta sexta-feira (24), o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, participou do lançamento das obras do Centro de Especialidades do Paraná (CEP), que atenderá os moradores de 21 municípios, que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar). A solenidade foi realizada na sede do consórcio, que fica na Travessa Goiânia, 152, centro.

O Centro de Especialidades provém de uma parceria da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná com o Cismepar, que visa à alta resolubilidade na atenção à saúde e  implantação de ferramentas de gestão da clínica. Isto garantirá ao usuário um atendimento mais qualificado e integrado. Assim, será possível aplicar o conceito de “consulta única”, em que o paciente fará vários procedimentos em um mesmo dia.

O terreno onde serão construídas as unidades de Diagnóstico Precoce do Câncer e de Atenção às Condições Crônicas do CEP foi doado pelo prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, em maio de 2013. De acordo com o secretário municipal de Saúde, a intenção é agilizar os atendimentos. “O centro vai dar uma agilidade maior para o atendimento e a realização de exames em geral. Será muito bom para os pacientes de Londrina e das demais regiões do norte do Estado”, explicou El Kadri.

Ao todo, serão investidos R$ 7 milhões e o prazo para finalização das obras é de 12 meses. Vão trabalhar profissionais de psicologia, farmácia, fisioterapia, serviço social, nutrição, enfermagem, radiologia, cardiologia, cirurgia vascular, endocrinologia, pneumologia, nefrologia, ginecologia, mastologia e profissionais interdisciplinares.cismepar.centro.especialidades.V3

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, destacou que o  atendimento aos pacientes muda radicalmente para melhor o que já está sendo feito e está produzindo frutos. “Muda porque vai ter um atendimento integral ao paciente. Em um único local poderão ser feitas as consultas, o atendimento, os exames necessários e a cirurgia. Vamos fazer um link entre as especialidades e à atenção básica”, explicou.

O Centro de Especializadas auxiliará no diagnóstico precoce do câncer, por meio da busca ativa e implantará o modelo de atenção às condições crônicas, integrado as  Unidades de Atenção Primária à Saúde, o que possibilitará a ampliação significativa da qualidade da atenção à saúde para toda a macrorregião norte do Paraná.

Foto: ilustrativa/Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos