Londrina e região recebem investimentos para cirurgias ortopédicas
Intenção é realizar cerca de 110 cirurgias ortopédicas, por mês, no Hospital da Zona Norte
A fim de melhorar o atendimento aos pacientes que sofrem com problemas ortopédicos e diminuir a fila de espera dos que necessitam de procedimentos cirúrgicos, em maio, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) repassará R$ 960 mil ao Fundo Municipal de Saúde de Londrina, que é gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, o dinheiro será utilizado para o mutirão de cirurgias ortopédicas, que deve ser realizado nos próximos seis meses. “O mutirão é uma parceria do Cismepar com o governo do Estado. Pretendemos diminuir a fila de espera por cirurgias ortopédicas, que hoje conta com aproximadamente 700 pessoas. Para isso, a intenção é fazer cerca de 110 cirurgias por mês, ou seja, ao final dos seis meses teremos realizado mais de 650 cirurgias”, explicou.
O montante será dividido em seis parcelas de R$ 160 mil, que serão utilizadas para o pagamento dos médicos e profissionais da saúde do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) e para a reabertura de alguns centros cirúrgicos do Hospital da Zona Norte, que se encontram fechados.
O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, disse que a intenção é fazer o mutirão envolvendo os 21 municípios do consórcio. “Graças à parceria com o Hospital da Zona Norte, Cismepar, e o recurso adicional que estamos colocando vamos fazer uma limpeza na fila de espera, dando às pessoas que mais precisam qualidade de vida e retorno a sua força de trabalho”, destacou.
Para finalizar os detalhes da parceria, na próxima terça-feira (28), às 9 horas, Mohamad El Kadri e representantes do Cismepar vão se reunir no Hospital da Zona Norte, que fica na Rua Odilo Braga, 199, no Conjunto Sebastião de Melo Cesar.
Foto: Vivian Honorato