Norte Cultural oferece aulas gratuitas de percussão afro baiana
As atividades serão realizadas nos próximos quatro sábados, de amanhã (23) a 14 de dezembro; não é necessário ter experiência musical

Nos próximos quatro sábados, de amanhã (23) a 14 de dezembro, o espaço comunitário Norte Cultural oferecerá aulas gratuitas de percussão afro baiana. As aulas têm duração de duas horas, com um pequeno intervalo no meio, e serão na própria unidade, localizada na Rua Lino Sachetin, 498, no Conjunto Habitacional Luiz de Sá.
Neste sábado (23), a atividade será conduzida das 17h às 19h, enquanto no dia 30 será das 19h às 21h. Nos dias 7 e 14 de dezembro, as aulas serão realizadas das 16h às 18h.
São oferecidas 20 vagas, preenchidas por ordem de chegada. Os instrumentos e acessórios serão disponibilizados durante as aulas, não sendo necessário já saber tocar. Durante a atividade, é recomendado o uso de joelheiras ou outras formas de proteção para as pernas.
Quem ministra a oficina é o produtor cultural e percussionista Luciano Baiano, com mais de 20 anos em atividade no meio musical. “Há um ano, iniciamos o trabalho com percussão em vários locais de Londrina e Arapongas, mas é a primeira vez que fazemos as aulas de percussão afro baiana na zona norte. Esse era um desejo meu desde que cheguei na cidade há um ano: trazer a música afro para essa região, pois os ritmos afro baianos tem tudo a ver com a comunidade”, contou ele.
Serão ensinados ritmos e convenções de bandas como Olodum, Timbalada, Ilê Aiyê e outros, utilizando instrumentos típicos dos blocos afro de Salvador, na Bahia, que se dividem em sessões de timbal, bacurinha, repique, surdo de dobra, caixa e surdos de fundo.
“Eu presenciei pessoalmente a evolução e a influência dos tambores e seus ritmos desde a década de 80, educando, profissionalizando e empoderando sobretudo a comunidade negra em Salvador. Hoje, os tambores afro estão no mundo inteiro. Esse é meu objetivo aqui em Londrina, que as pessoas conheçam e aprendam a valorizar a música afro baiana e se identifiquem com ela”, concluiu o músico.
A ação é uma realização do grupo Tribo Percussão Afro Tribal Baiana, com apoio do espaço comunitário Norte Cultural. Também tem parceria com Ilê Axé Àlàyé e Bàbá Bilojo.
Texto: Gabriel Navas, sob supervisão dos jornalistas do núcleo de comunicação da Prefeitura de Londrina.