CMTU ensina a andar de bicicleta!
CicloSesc vai reunir ciclistas amadores e profissionais no autódromo de Londrina
Na próxima quinta-feira (30) a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) convida a comunidade para uma “aula diferente” e divertida: andar de bike da maneira certa!
A partir das 19 horas os ciclistas poderão estar a postos no Autódromo Internacional Ayrton Senna. A participação é gratuita, mas além da “magrela”, fica o alerta para os equipamentos básicos de proteção: capacete, luvas e óculos protetores. Os itens de segurança da bike não serão exigidos na primeira aula, porém, serão ressaltados como essenciais para quem gosta de pedalar na rua: buzina, retrovisor, paralama dianteiro e traseiro, refletores – também conhecidos como “olho de gato” – e ainda um extra, com os sinalizadores (vermelho na parte de trás e o branco na frente). A aula irá até as 22h e os participantes receberão água e frutas no local.
Do outro lado da pista
O curso será ministrado pelo agente de trânsito Carlos Ribeiro, que além da experiência no controle diário do trânsito, vivencia o “outro lado”, como piloto de bicicleta em vários grupos de ciclistas da cidade. “O objetivo é ensinar como andar com segurança na rua. É fácil observar que mesmo os mais experientes não têm alguns cuidados na prática do esporte. E para os amadores, algumas “regras” são totalmente desconhecidas. Dentre os erros mais comuns, estão: não sinalizar a mudança de faixa, não sinalizar ao fazer uma conversão, nem mesmo se posicionar de forma que seja visto pelos condutores de veículos. Detalhes essenciais para preservar vidas”, ressalta Carlos.
Segundo o agente da CMTU, as aulas integram o programa “Londrina Escolhe a Vida” e irão continuar, tendo como convidados outros instrutores. “Estamos conversando com mecânicos de bike, profissionais de educação física, da saúde, além de outros, com a proposta de promover conhecimento para que ele reflita, cada vez mais, segurança nas ruas. Por isso, esse primeiro treino será num local fechado, mas para os demais, o aprendizado será na prática, em vias da cidade”, explica Ribeiro.
A ação faz parte do projeto CicloSesc – Viver Mais a Cidade, o qual incentiva um hábito saudável que vem ganhando a adesão dos paranaenses: andar de bicicleta!
O Ciclo vai acontecer até o mês de novembro, em diferentes cidades, com passeios ciclísticos noturnos em percursos acessíveis a todo tipo de condicionamento físico. Para o coordenador do projeto, Guilherme Nunes, o objetivo é promover a inclusão e a cidadania. “Seja para lazer, transporte ou mesmo economia de tempo e dinheiro, o fato é que as bicicletas estão tomando as ruas e parques das cidades. Com o projeto, pretendemos agrupar pessoas de diferentes idades para praticar atividade física aliada ao lazer, saúde e qualidade de vida”, destaca.
Para saber mais sobre o CicloSesc acesse www.sescpr.com.br/esporte-e-lazer/ciclosesc
Foto: divulgação/Carlos Ribeiro-CMTU