Servidores passam por capacitação em geoprocessamento
Objetivo é a melhor utilização do Sistema de Informação Geográfica de Londrina (SIGLON)
A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia realizou sete treinamentos em geoprocessamento, desde o dia 23 de fevereiro. O objetivo é a melhor utilização do Sistema de Informação Geográfica de Londrina (SIGLON), lançado no começo de abril, deste ano. O último curso foi realizado no dia 29 de abril.
Ao todo 18 servidores passaram pela capacitação sobre como
“A partir de agora, vamos começar a organizar os dados que já existem e produzir novos”, disse o geógrafo Adilson Nalin Luiz, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia. Segundo ele, entre as vantagens do sistema é que os dados não ficarão mais armazenados nos desktops de cada técnico, possibilitando maior facilidade ao acesso de dados. “Todas as informações irão para um banco de dados único, no qual todas as secretarias, em breve, terão acesso. Também estamos treinando novas pessoas para produzir mais dados”, concluiu. utilizar o software ArcGIS, que incluiu desde técnicas básicas, de como criar e editar mapas, até configurações de geoprocessamento coorporativo, gerenciamento do sistema e publicações na web.
SIGLON – O Sistema reúne informações georreferenciadas sobre os aspectos físicos e socioeconômicos da cidade e permite que qualquer informação possa ser localizada no município, de acordo com sua coordenada geográfica. Será utilizado como instrumento para o planejamento, implementação e gestão de políticas públicas, priorizando o atendimento ao cidadão. Abrange dados sociais, econômicos, patrimoniais, urbanísticos, geológicos, ambientais, entre outros.
Foto: Siglon