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“Pedalar é Preciso” já beneficiou 3.200 crianças da Rede Municipal de Ensino

Palestras ministradas pelo fotógrafo Wilton Mitsuo Miwa ressaltam as vantagens da cultura ciclística e a prevenção contra as drogas

 

arteciclistaDPUtilizando a fotografia como ferramenta para incentivar a cultura da bicicleta e a prevenção às drogas, a 1ª edição do projeto “Pedalar é Preciso”, iniciado em março deste ano, já chegou a 3.200 alunos da Rede Municipal de Ensino em Londrina. O projeto é patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e, até o momento, realizou 65 palestras gratuitas para conscientizar crianças do Ensino Fundamental, com idade entre 8 e 10 anos, a respeito da importância da prática esportiva e dos perigos e malefícios das drogas. O objetivo, até o final do ano, é alcançar o número de aproximadamente 8 mil crianças atendidas.

Realizadas em todas as regiões da cidade, mais a zona rural, as palestras são ministradas por Wilton Mitsuo Miwa, que é fotógrafo há mais de 25 anos, produtor cultural e entusiasta praticante de ciclismo. Ele contou que, como ciclista, já viajou 15 mil quilômetros de bicicleta percorrendo 47 províncias do Japão, onde morou por vários anos. Nesta jornada, ele também produziu 10 mil fotografias, que são utilizadas no projeto.

Com base nessa experiência, o fotógrafo traça, em suas palestras, um paralelo entre a cultura ciclística do Brasil e do Japão, apresentando as características e vantagens da bicicleta como meio de transporte e prática de exercício e lazer. Além disso, busca transmitir sua vivência como ex-usuário de drogas, mostrando sua história de superação para conscientizar as crianças.

“Apesar de ser um trabalho de prevenção, invariavelmente me deparo com crianças em situação de risco. Ouço muitos relatos de crianças e professores. E mesmo crianças que, apesar de não fazerem uso de drogas, já estão com suas vidas comprometidas por causa de seus pais, muitos deles que estão presos ou foram mortos pela droga”, explicou o palestrante.

O projeto baseia-se no aprendizado por associação de imagens, aliadas ao discurso verbal. Segundo Wilton Miwa, trata-se de uma metodologia simples, cujo diferencial está na abordagem. “A leitura de imagens é uma linguagem eficiente, sem ser agressiva, e atrativa ao público. As crianças têm gostado muito e os professores também”, finalizou.

 

Foto: divulgação

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