Cidade

Município cria Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil

O serviço irá beneficiar atendimentos à população, com trabalho de prevenção de desastres e calamidades

 

Ontem (6), entrou em vigor a lei nº 12.273 que cria a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), que  aumentará a eficácia dos atendimentos à população em casos de desastres, assim como criará mecanismos  de  prevenção e proteção às pessoas. A lei foi publicada no Jornal Oficial do Município n° 2.711 de 6 de maio de 2015, disponível no portal da Prefeitura, em www.londrina.pr.gov.br .

A Coordenadoria substitui a Comissão Municipal da Defesa Civil (COMDEC), ampliando as funções, incluindo serviços para redução de riscos e diretrizes voltadas à segurança da população. “Essa lei é uma regulamentação para ações práticas, já fizemos um plano de contingência com um levantamento de áreas onde há desastres de forma recorrente e agora efetivamente vamos executar a prevenção de situações de desastre,” ressaltou o secretário municipal de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães.

A Defesa Civil é coordenada por um grupo de guardas municipais, que promovem todas as estratégias da Coordenadoria. “A Lei Federal 12.608, de abril de 2012 determinou essa alteração para os municípios. Houve a necessidade da adequação do nome da coordenadoria, que passou a contar com a palavra ‘Proteção’, que nos leva a promover ações preventivas na cidade,” explicou o secretário.

Atualmente, a Defesa Civil está trabalhando junto aos secretários municipais para designar pessoas de cada secretaria para atuarem junto a Defesa Civil, auxiliando nos atendimentos.  De acordo com o coordenador adjunto da Defesa Civil de Londrina, Demerval Anderson, os atendimentos realizados ainda são poucos em relação aos que realmente acontecem, porque a população não conhece o serviço que pode ser prestado pela Defesa Civil. “Nós trabalhamos 24horas em apoio com o Corpo de Bombeiros. Eles fazem o atendimento emergencial e nós realizamos um apoio após o fato ocorrido. Muitas pessoas confundem o nosso trabalho com o do Corpo de Bombeiros e por conta disso deixamos de realizar muitas assistências.”

Em um desastre, as pessoas devem ligar para o 199 da Defesa Civil para acionar um plano de contingência do município, que será liberado pelos secretários municipais e pelo prefeito de Londrina. Alguns exemplos de desastres são: alagamentos, quedas de árvores em casas e fatos com muitas mortes.

Voluntários – Para ajudar em caso de calamidade, a Defesa Civil conta com o apoio de voluntários. Teve início ontem (6) uma campanha para novos voluntários, que serão organizados por especialidades de trabalho e, de acordo com a região em que vive. A Defesa também está atualizando os cadastros dos voluntários que já participam dos trabalhos. O voluntário poderá auxiliar de diversas formas.  “Precisamos montar um grande grupo de voluntários para atender toda a cidade em casos de desastres. Atualmente, contamos com 290 voluntários divididos em cada região da cidade, mas este número é muito pequeno diante do tamanho do município,” explicou o coordenador adjunto.

Interessados em realizar cadastro para voluntário e saber mais informações sobre o trabalho da Defesa Civil em Londrina podem acessar o portal do município e clicar no link Defesa Civil.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos