Ginastas da ADR Unopar conquistam sete medalhas de ouro no Sul-Americano
Competição reuniu equipes de oito países; as atletas londrinenses levaram a bandeira brasileira ao topo do pódio em todas as categorias de que participaram
![](https://i2.wp.com/blog.londrina.pr.gov.br/wp-content/uploads/2024/12-dezembro/11.12.24/ADR-ginastica-ouro-divulgação-2.jpg?resize=1170%2C610&ssl=1)
Representando o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica Junior e Por Idades 2024, as ginastas do conjunto Pré-infantil e Infantil da ADR Unopar conquistaram medalhas de ouro em todas as sete categorias que disputaram. A competição foi realizada entre os dias 3 e 9 de dezembro em Aracaju, Sergipe, e contou com a participação das delegações de oito países.
Competindo apenas na série mãos livres, em que as ginastas se apresentam sem o uso de aparelhos, o conjunto pré-infantil, formado por cinco ginastas de 9 a 10 anos, conquistou o primeiro lugar em três categorias. As londrinenses triunfaram no Geral (resultado do primeiro dia), Final (resultado do segundo dia) e Máximo Acumulador (resultado que soma os desempenhos individuais e por equipe).
Já os outros quatro ouros foram ganhos pelo conjunto infantil. Essa modalidade é formada por grupos de seis ginastas com idades entre 11 e 12 anos, que disputam em duas séries: mãos livres e com arco. As atletas da ADR Unopar chegaram ao topo do pódio nas categorias: Geral (resultado da pontuação somada nas duas séries), Final Mãos Livres, Final Arco e Máximo Acumulador.
A treinadora da equipe, Débora Falda, destacou a preparação para obter esses resultados. “Temos uma forte tradição nos conjuntos, pois sempre participamos dessa categoria nas competições. Tanto o pré-infantil como o infantil foram muito bem preparados. Desde o começo do ano, já começamos com as montagens coreográficas, pensando bastante nas músicas e nas estratégias. Trabalhamos assiduamente cada detalhe, para que tudo ficasse da melhor maneira no final do ano, quando acontecem as principais competições”, contou.
Falda também frisou a relevância do trabalho colaborativo realizado entre as treinadoras, para que haja um conjunto artístico bem desenvolvido. “É importante ressaltar que, por mais que cada treinadora tenha sua equipe, costumamos trabalhar muito em conjunto também. No dia a dia, cada uma cuida da sua categoria, mas nessa parte tática, de estratégia e de rever o artístico, costumamos atuar juntas. Isso é um ponto muito positivo, pois somando forças conseguimos um resultado muito melhor”, destacou.
![](https://i2.wp.com/blog.londrina.pr.gov.br/wp-content/uploads/2024/12-dezembro/11.12.24/ADR-ginastica-ouro-divulgação-1.jpg?resize=527%2C342&ssl=1)
A equipe de ginastica rítmica da ADR Unopar recebe o patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
Texto: Lucas Giroto, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com).