Projeto possibilita aprimoramento de servidores municipais
Aproximadamente, 3.600 servidores municipais já estão cadastrados no Ambiente Virtual de Aprendizagem
Servidores municipais utilizam ambiente virtual para formação continuada. A Secretaria Municipal de Educação foi a primeira a incentivar que os funcionários façam cursos presenciais e semipresenciais. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponibiliza o desenvolvimento de cursos, publicação de materiais de capacitação e aprendizagem, inscrições online para os cursos disponíveis e geração de certificados.
No fim do ano passado, surgiu a proposta da ampliação de formação continuada para as demais secretarias. A ampliação do uso foi articulada entre as secretarias de Educação, Recursos Humanos e Autarquia Municipal de Saúde, com apoio técnico da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Até o fim de 2015, todos os servidores municipais devem estar cadastrados no ambiente virtual.
Segundo a gestora geral do AVA, Andrea Carvalho Beluce, quando é realizada a formação semipresencial a intenção não é massificar a educação, mas qualificar o profissional, além de oferecer a oportunidade para que todos possam atuar como docentes e cursistas. “Todos terão a possibilidade de compartilhar o seu conhecimento”, afirmou.
AVA – A efetivação para a utilização do AVA, ocorreu em 2013, com o investimento e o incentivo da Secretária de Educação, Janet Thomas e da Diretora Pedagógica, Mariangela de Sousa Prata Bianchini. Ainda em 2013, o projeto foi premiado com o Programa Talentos da Educação (2013), proporcionado pela Fundação Lemann.
Desde 2014, foram ofertados pelas secretarias envolvidas, 161 cursos nas modalidades presenciais e semipresenciais. Atualmente, estão cadastrados no AVA/PML, aproximadamente, 3.600 servidores municipais. Os servidores interessados em fazer o cadastro devem entrar no endereço no portal da prefeitura, clicar em secretarias, depois educação e na sequência em AVA/PML.
Foto: divulgação