Cidade

Prefeito participa de reunião com Comissão de Seguridade da Câmara Municipal

A partir de 1º de junho, todas as unidades de saúde de Londrina funcionarão com sistema informatizado para controlar estoque de medicamentos

 

VereadorSaudeVPNa tarde desta quinta-feira (14), o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff e o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, estiveram reunidos  com a Comissão de Seguridade Social da Câmara Municipal, representada pelos vereadores Vilson Bittencourt, Lenir de Assis e Gustavo Richa. Um dos assuntos tratados foi a instalação de um sistema informatizado de estoque de medicamentos que será implementado em todas as unidades de saúde de Londrina.

A partir do dia 1º de junho, todas as 53 unidades básicas de saúde, mais os pronto-atendimentos e a maternidade municipal, passarão a funcionar com sistema de estoque interligado à Centrofarma, órgão que controla o estoque de remédios em Londrina, sendo responsável pelas compras, armazenamento e distribuição dos medicamentos. Para isso, será feito o inventário dos estoques de medicamentos das unidades em duas etapas. Metade delas realizará o processo nos dias 22 e 23 de maio; a outra, nos dias 29 e 30.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, o novo sistema permitirá um controle mais rígido e eficaz do estoque. “O serviço informatizado vai melhorar a gestão dos medicamentos, proporcionando mais agilidade para fazer as compras e para avaliarmos qual a real necessidade de cada uma das unidades. Nossa intenção é fazer com que não faltem mais remédios nestes locais”, afirmou.VereadorSaudeV2P

Com o sistema, será possível verificar, em tempo real, a quantidade de medicamentos disponíveis em cada uma das unidades de saúde.  Se um paciente procurar um medicamento em determinada unidade e essa não possuir o produto, uma consulta no sistema indicará em qual outra poderá encontrar. “Saberemos, por exemplo, se um paciente que faz uso contínuo está buscando seu remédio na unidade. Caso não esteja, dará para fazer controle por busca ativa. Um agente comunitário de saúde poderá visitar o paciente para saber por que ele não está indo retirar o medicamento”, disse El Kadri.

Capacitação – Cerca de 200 funcionários de todas as 53 unidades básicas de saúde de Londrina estão passando por treinamento para operar o novo sistema informatizado que permitirá a gestão do estoque de medicamentos do município. Ontem (13) foram realizadas duas capacitações, e amanhã (15), haverá a última, na Villa da Saúde. Os treinamentos são coordenados por servidores técnicos de informática, pela gerência da Centrofarma e assessores da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps).

 

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos