Cidadão

Samu e Diretoria de Urgência e Emergência realizam capacitação

Curso reúne aulas teóricas e práticas; serão  capacitados 200 profissionais da saúde de Londrina e região

 

O Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está SamuLJPrealizando, em parceria com a Diretoria de Urgência e Emergência em Saúde (DUES), uma capacitação denominada “DUES e Complexo Regulador Samu Londrina: Relembrando para melhor atender”. O objetivo é orientar os profissionais da saúde sobre a prestação de atendimento de qualidade a pacientes em situação de urgência, fazendo com que o conhecimento adquirido possa ser multiplicado em seus ambientes de trabalho. Estão sendo capacitados médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

O curso, baseado na Portaria GM/MS nº 2048, teve início no dia 12 de maio e está programado para ser concluído até dezembro, com duração total de 32 horas, reunindo aulas teóricas e práticas divididas em nove módulos. Serão capacitadas, ao todo, 200 pessoas, sendo que foram disponibilizadas 100 vagas para profissionais que atuam em serviços ligados à DUES de Londrina e outras 100 vagas para os profissionais que atuam com urgência e emergência nos municípios que compõem o Complexo Regulador do Samu. Todas as vagas já estão preenchidas e os mesmos 200 profissionais participarão de todos os módulos.

No primeiro módulo, já foram capacitadas três turmas com 50 pessoas cada. A quarta turma, que encerra esta primeira etapa, receberá o curso nesta quarta-feira (20), das 8 às 12h, na Faculdade Pitágoras.  “Por serem serviços que prestam assistência a pacientes em situações de urgência e emergência, é necessário que sejam feitas capacitações frequentes, com o intuito de garantir a qualidade e agilidade do atendimento”, reforçou a enfermeira do NEU, Renata Morais Alves.

Os temas abordados nas aulas se dividem nos seguintes módulos: Módulo 1 – IAM (Infarto Agudo do Miocárdio) e AVE (Acidente Vascular Encefálico); Módulo 2 – Alterações Respiratórias e Oxigenoterapia; Módulo 3 – Parada Cardiorrespiratória e OVACE Adulto e Pediátrico; Módulo 4 – Intoxicação Exógena e Acidentes com Animais Peçonhentos; Módulo 5 – Desmaio, Convulsão e Corpo Estranho; Módulo 6 – Obstetrícia; Módulo 7 – Queimaduras e Afogamento; Módulo 8 – Fraturas de Extremidade e Imobilizações; Módulo 9 – Traumas (TCE -traumatismo cranioencefálico, TRM-trauma raquimedular, tórax e abdome).

 

Foto: Luiz Jacobs/arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos