Guarda Municipal de Londrina inaugura nova sede própria
O ato marca uma nova fase da instituição que há 14 anos trabalha em favor da população londrinense

A Guarda Municipal de Londrina apresentou sua nova sede oficial em uma cerimônia que ocorreu na tarde de hoje (27) de dezembro. O novo prédio, localizado na Rua Tietê, 1150, vai abrigar todos os setores da corporação e representa um marco importante na trajetória da instituição, que completou 14 anos em 2024.

A sede foi viabilizada por meio de uma permuta de terrenos municipais com a empresa Brasil Sul Linhas Rodoviárias Ltda., autorizada pela Lei nº 13.835/2024. Com isso, o Município transferiu áreas na Gleba Palhano em troca de um imóvel maior e mais adequado para as operações da corporação. A nova estrutura substitui a antiga sede, localizada na Avenida Jorge Casoni, que tinha apenas 1.125 m² de terreno e 686,54 m² de área construída, por um espaço significativamente maior que totaliza 10.462,85 m².
A nova sede oferece melhores condições de trabalho, mais espaço para equipamentos e implementação de uma infraestrutura moderna. “Ela mostra a importância do papel da Guarda Municipal como pilar essencial na segurança da cidade. Desde o início, a atual administração tem priorizado o fortalecimento da Guarda Municipal através de diversas iniciativas. A valorização salarial dos servidores, renovação de uniformes, aquisição de novas viaturas e armamentos são apenas alguns exemplos”, afirmou o Secretário da Defesa Civil, Coronel Pedro Ramos.

Durante a cerimônia, o prefeito Marcelo Belinati destacou as melhorias implementadas na corporação, como a compra de 70 novos veículos, a instalação de mais de 600 câmeras de segurança pela cidade e o investimento em tecnologia, incluindo a criação de uma muralha digital com 12 torres de observação. “A nova sede da Guarda é um símbolo do trabalho que vem sendo feito para garantir mais segurança e melhores condições para nossos agentes. Eles merecem um espaço adequado para o trabalho organizacional, e Londrina merece uma Guarda mais equipada, com maior poder de resposta e com tecnologias de ponta”, afirmou o prefeito.
O prefeito também ressaltou a importância da continuidade no processo de valorização e investimento nos profissionais da Guarda Municipal. “Eles colocam a vida em risco todos os dias para proteger nossa cidade e nossas famílias. Sou um grande fã da Guarda Municipal”, concluiu Belinati.

O secretário de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, também falou sobre o impacto positivo da nova sede. “Este é um momento muito significativo para a Guarda Municipal de Londrina. A nova sede é reflexo do compromisso do prefeito Marcelo Belinati com a segurança pública. Consolida a identidade da Guarda e marca uma nova fase na nossa história”, acrescentou o coronel.
Ele informou ainda que a GM já está transferindo as suas atividades para o novo endereço. As viaturas que antes ficavam a céu aberto, estão ficando guardadas na nova sede e o serviço operacional está em pleno processo de mudança. Hoje, disse, o novo local tem toda estrutura básica e as adequações necessárias estão programadas para serem feitas feitas aos poucos. Defesa Civil também será transferida para a sede da GM.
Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito João Mendonça; os vereadores Eduardo Tominaga e Santão; a deputada estadual Cloara Pinheiro; Moacir Sgarioni, liderança importante no projeto de aquisição da sede; Kandy Takahashi, delegado-chefe da Polícia Federal de Londrina e representantes da imprensa e da sociedade civil organizada londrinense.