CMTU participa do Dia do Desafio em Londrina
Com atividades voltadas à comunidade e aos servidores, a programação da Companhia começa de manhã e vai até a noite
Nesta quarta-feira, 27, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) participará Dia do Desafio – movimento comunitário mundial que une poderes públicos, instituições privadas e cidadãos com a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas. A Companhia vai aderir à competição com ações externas e internas, visando envolver a comunidade e o maior número possível de servidores.
Programação
Na parte da manhã, a partir das 8h, os funcionários da sede administrativa da CMTU serão convidados a movimentar o corpo com alongamentos e exercícios coordenados por um estagiário de educação física. Em seguida, será a vez dos trabalhadores do Sistema Viário. Na sequência, os agentes municipais e os técnico-administrativos da Diretoria de Trânsito. “Nosso objetivo é proporcionar saúde aos participantes com o gasto calórico e o bem-estar físico, e ainda contribuir na competição, pontuando para a cidade”, diz Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de educação no trânsito da CMTU.
À tarde, no Calçadão, entre as avenidas São Paulo e Rio de Janeiro, a CMTU vai integrar a estrutura do Serviço Social do Comércio (Sesc) montada especialmente para o Dia do Desafio. Quem passar pelo local poderá participar de jogos educativos relacionados ao trânsito, além das atividades físicas coordenadas pelo Sesc. Segundo o coordenador, as atividades de recreação serão todas dinâmicas e interativas. “No Dia do Desafio, o importante é se movimentar de alguma forma, já que até varrer o chão gera gasto de energia no nosso corpo. Então, a ideia é envolver crianças e adultos em jogos que não vão deixar ninguém parado, mas sem abrir mão da conscientização sobre o dia a dia no trânsito”, convida Ribeiro.
Passeio ciclístico
Mais tarde, no período noturno, ainda integrando o cronograma do Dia do Desafio no município, ocorrerá mais uma etapa do CicloSesc – Movimente sua vida no pedal. A inclusão da bike na rotina, como opção de atividade física, transporte e lazer, tem sido incentivada em várias cidades do Paraná e teve sua largada em Londrina no mês de abril, quando a CMTU, dentro do programa “Londrina Escolhe a Vida”, convidou a população para uma aula prática de bike no Autódromo Internacional Ayrton Senna. “As aulas são gratuitas e continuam nas quintas-feiras, das 19h às 22h. O nosso objetivo é ampliar o grupo com orientações de como pedalar com segurança nas ruas e ainda dicas super válidas de ciclistas profissionais sobre o uso da bicicleta, para um melhor desempenho na prática do esporte”, incentiva Carlos.
A concentração dos ciclistas será a partir das 19h30, com largada às 20h na Praça Marechal Floriano Peixoto (da Bandeira), ao lado da Catedral. O passeio ciclístico terá um percurso de 6km e o itinerário vai percorrer a alameda Miguel Blasi, a rua Professor João Cândido, as avenidas Leste-Oeste, Duque de Caixas, Juscelino Kubitschek e, novamente, João Cândido, Miguel Blasi, avenida Rio de Janeiro com chegada no ponto de partida, na Praça. A rota contará com o apoio de batedores da CMTU, que garantirão a segurança dos ciclistas com motocicletas e uma viatura durante todo o percurso.
A participação é gratuita e a orientação é que, juntamente com a “magrela”, os adeptos da bike estejam munidos dos equipamentos de segurança adequados à atividade (o capacete, as luvas e as luzes de alerta – de preferência a de cor branca na frente e a vermelha, atrás – são imprescindíveis). Para Carlos Eduardo, que além de agente de trânsito participa de vários grupos de ciclismo, o objetivo da CMTU no CicloSesc é promover a qualidade de vida. “Independente se você usa a bicicleta como meio de transporte, lazer ou condicionamento físico, os benefícios se estendem em diferentes aspectos da sua vida. Sem dúvida, isso também se reflete no trânsito, daí a importância de eventos como este”, ressalta.
Competição entre cidades
O Dia do Desafio começou em 1980, no Canadá, tendo em vista despertar o interesse das pessoas pela prática de atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades do mesmo porte. A ideia é ver qual delas consegue colocar mais gente para se mexer em um mesmo (e único) dia.
No Brasil, a disputa está em sua 21ª edição e tem a coordenação do Sesc. Londrina está no páreo com Santa Cruz del Quiché, na Guatemala. As atividades devem ser registradas pelo telefone 0800-643-6690 para a somatória da competição.
Foto: CMTU-LD




