Destaques

Saúde realiza ação de detecção precoce de DSTs

teste.rapido.ARQUIVO

Iniciativa faz parte da campanha “Fique Sabendo”, na qual são realizados testes rápidos para detecção de HIV e outras DSTs

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), irá realizar, nos dias 28 e 29 de maio, a campanha “Fique Sabendo”, segundo orientação do Ministério da Saúde. Serão feitos quatro testes rápidos para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HIV, Sífilis e Hepatites B e C, com alunos da Pontifícia Universidade Católica (PUC-LD). A intenção é realizar 400 testes rápidos com 100 universitários. Em novembro de 2014, foram realizados 748 testes durante o “3° Fique Sabendo UEL”.

A iniciativa é realizada em parceria com a PUC, localizada na Avenida Jockey Club, 485 – Hípica, através do Projeto Protagonismo Juvenil. No dia 28 os testes rápidos serão realizados no período noturno, durante o horário de aula, das 19 às 21 horas, e no dia 29 das 8 às 11 horas. Participarão da ação, nove profissionais da área de saúde do município, como enfermeiros, psicólogos, técnicos de enfermagem, dentista e assistente social. Os resultados dos testes ficam prontos de 15 a 30 minutos.

Além dos testes rápidos, os profissionais da saúde também irão orientar os estudantes e profissionais da universidade sobre a importância de medidas preventivas como o uso de preservativos. A gerente do programa DST/HIV/AIDS, hepatites virais B e C e tuberculose, da Secretaria Municipal de Saúde, Hilda de Cassia Baptistotti, explicou que a orientação será destinada tanto para as pessoas que possuem parceiros eventuais, quanto para as que possuem parceiros fixos. “Independente da orientação sexual”, ressaltou.

Hilda destacou que o diagnóstico precoce da doença é importante para iniciar o tratamento rapidamente, possibilitando maior qualidade de vida aos soros positivos, além de diminuir a incidência da transmissão do vírus HIV. “Diagnosticado o HIV, os profissionais que atendem aos pacientes já fazem orientações sobre o uso do preservativo para a não propagação do vírus”, explicou.

Os interessados em realizar os testes rápidos podem procurar as 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, inclusive as que estão localizadas na zona rural, ou o CTA, localizado na Alameda Manuel Ribas, nº 1, onde os testes são realizados às 8 horas e às 10h30.

Pesquisa – Para saber o interesse dos alunos em participar da ação, os membros do Núcleo de Protagonismo Juvenil da PUC, orientado pelo Professor Dr. Cristiano Teodoro Russo, fizerem um levantamento com 569 alunos, durante os dias 7 e 8 de maio. A maioria (345) respondeu que faria o teste, sendo 180 mulheres e 165 homens. Outros 42 alunos disseram que talvez fizessem teste. O restante (182), afirmaram que não participariam, sendo 110 homens e 72 mulheres.

HIV no município – De acordo com dados de um relatório estatístico do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), de 852 pessoas que fizeram o exame de HIV  no município, no período de 1º de janeiro a 26 de maio deste ano, o resultado foi positivo em 32 casos, a maioria em homens (26) e seis em mulheres.

Entre os homens, a faixa etária de maior incidência foi entre 25 a 29 anos, registrando nove casos, seguido por 20 a 24 anos, com seis positivos, e 30 a 34 também com seis. Na faixa etária de 15 a 19 anos, 47 jovens do sexo masculino realizaram os testes, sendo o resultado positivo em dois. Também há dois casos afirmativos entre a faixa de 35 a 39 anos, e apenas um entre 50 a 54 anos.

Já nas mulheres, a maior incidência foi entre 45 a 49 anos, com dois casos positivos. Foi registrado um caso positivo em cada faixa etária que compreende 20 a 24 anos; 25 a 29 anos; 35 a 39 anos e 50 a 54 anos.

Além disso, o município registra, desde o início do ano até 26 de maio, 65 casos de sífilis, sendo 51 em homens e 14 em mulheres.

 

Foto: arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos