Prefeitura vai até as famílias atingidas pela chuva na zona norte e busca soluções rápidas
Uma das ações deliberadas foi acionar e ampliar o Comitê de Crise, que contará com a participação de todas as pastas

Logo pela manhã, às 7h30, o prefeito Tiago Amaral se reuniu com o secretariado municipal, em seu gabinete, para buscar soluções para ajudar as famílias dos bairros Aparecidinha, Horizonte, Jequitibá e São Jorge, na zona norte, afetados pela forte chuva que ocorreu ontem (2). Algumas residências foram mais comprometidas, uma foi derrubada por completo e outras destelhadas.

Uma das ações deliberadas foi acionar e ampliar o Comitê de Crise, que contará com a participação de todas as pastas, para buscar soluções efetivas a estas famílias, garantindo a segurança delas. Além disso, o prefeito Tiago Amaral informou que a equipe da Defesa Civil ficou responsável por dar continuidade nas articulações para receber materiais, como telhas, por meio de parcerias. “Isso é necessário porque não há, no momento, nenhuma política para fornecimento de telhas para atender situações emergenciais como esta. A Prefeitura não estava preparada para isso, mas nós queremos mudar essa situação. Por isso, neste momento, estamos buscando telhas através de doação, de parcerias, para atender rapidamente as famílias que estão desprotegidas por falta do telhado”, ressaltou.
Com relação aos casos mais graves, das famílias que tiveram suas casas destruídas, Amaral disse que a Prefeitura está organizando outra ação. “Provavelmente será por intermédio de um aluguel social, para que estas famílias tenham um local para se alojar até que tenhamos uma resposta para dar a elas em termos de construção”, apontou.

O secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani, explicou que, por meio do Comitê de Crise, cada secretaria vai definir estratégias para colaborar. “Ontem (2), nós fomos constatar, de perto, a situação das famílias desabrigadas. Em um primeiro momento, a Defesa Civil fez um pré-cadastro destas famílias e disponibilizamos algumas lonas para as pessoas afetadas”, contou.
O secretário enfatizou, ainda, que a outra deliberação da reunião foi reestruturar o Protocolo de Atendimento para estas situações, que já existe, mas precisa ser revisto. “Precisamos ter uma maior integração das secretarias, para dar a resposta a cada situação, pois nestes casos há problemas de assistência social, obras, iluminação, ambiente, trânsito, entre outros. O prefeito Tiago Amaral quer ir além do emergencial, para de fato trazer soluções efetivas para estas famílias que estão em vulnerabilidade”, afirmou.

A secretária da Família e Desenvolvimento Social (Secretaria de Assistência Social, Secretaria da Mulher e Secretaria do Idoso), Marisol Chiesa, lembrou que a Prefeitura, através da Assistência Social, da Defesa Civil e da Secretaria de Obras, esteve presente no Residencial Jequitibá, ontem, justamente par ver de perto o que precisa ser feito emergencialmente. O prefeito também esteve no local. “Ontem nós já fizemos um diagnóstico, presencialmente, e isso foi muito importante para entender a realidade destas famílias e para que hoje, nessa reunião, pudéssemos deliberar, com as secretarias envolvidas, as próximas ações que serão trazidas para solucionar esse problema emergencial”, frisou.
Como pedir ajuda – Pessoas afetadas pela chuva podem ligar no 153 da Defesa Civil.