Destaques

Desenvolvimento Sustentável é debatido em Londrina

forum.desenvolvimento.sustentavel.V3

Prefeito destacou ações da Prefeitura no compromisso com a sustentabilidade

 

Durante todo o dia de hoje (2), está sendo realizado, no município, o Fórum Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável de Londrina e Região, com o tema “O passado que herdamos, o presente que vivemos e o futuro que queremos”. O evento busca discutir, tecnicamente, alternativas para o desenvolvimento sustentável e socioeconômico de Londrina e região, por meio da participação de diversas instituições. O fórum está acontecendo  no auditório do SEST/SENA, das 8h às 17h30. A Prefeitura de Londrina é uma das apoiadoras do evento.

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, destacou que o município de Londrina tem o compromisso com a sustentabilidade e já conta com algumas ações em andamento. Entre elas, ele destacou o Programa Bandeira Verde, que visa promover uma melhor cobertura arbórea e preservação do meio ambiente. “Ele é composto por uma série de ações, que incluem, por exemplo, a qualificação da Guarda Municipal para atender também as questões ambientais do município, e a ação Plantio nos Bairro”, ressaltou.

Sobre a ação Plantio nos Bairros, Kireeff informou que, em menos de 30 dias, foram plantadas mais de 1.200 mudas de árvores nos bairros de Londrina, para a recomposição da arborização municipal. Ele lembrou, também, da ação já institucionalizada que obriga, às concessionárias, o plantio de uma muda árvore para cada veículo novo vendido no município, além da regulamentação do Plano Diretor de Arborização.  “Nossa intenção é promover o desenvolvimento econômico e social, sem gerar perdas ambientais”, disse.

forum.desenvolvimento.sustentavel.V6PDurante o evento o prefeito falou, também, sobre o projeto de lei, de autoria do executivo, que será encaminhado para a Câmara de Vereadores, na próxima quarta-feira (3), para instituir o Programa Municipal de Incentivo ao Verde (Proverde). A iniciativa irá estimular o desenvolvimento sustentável do município, através  de propostas e projetos desenvolvidos pela sociedade.

Kireeff falou ainda sobre a importância da realização de eventos como este para debater o desafio de encontrar um modelo econômico sustentável, que gere desenvolvimento econômico, social e ambiental. “Não é um desafio simples de ser superado, por isso exige muito esforço de cada um de nós. É um desafio complexo, que passa, necessariamente, por uma discussão como esta”, disse.

A coordenadora de Biodiversidade e Florestas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Suely Ota, ressaltou que o grande desafio é de todos os cidadãos tomarem atitudes pensando na questão ambiental. “Quando falamos em conservação para a geração futura, a iniciativa tem que ser individual e depois coletiva. Isso tem que perpassar para a questão política, econômica, social e ambiental”, destacou.

Em relação ao poder publico, ela salientou ainda a importância da participação da comunidade em geral nos debates. “O poder público trabalha para a sociedade, então ele tem que desenvolver políticas públicas que facilitem e sejam condizentes com a questão socioambiental e econômica da região”, disse.

Representando o governador do Paraná, Beto Richa, o coordenador da Região Metropolitana de Londrina (COMEL), Victor Hugo Dantas, destacou a sanção do Estatuto da Metrópole, pela presidente Dilma Rousseff, em janeiro. Ele estabelece diretrizes gerais para planejamento, gestão e execução das funções públicas de interesse comum em regiões metropolitanas e em aglomerações urbanas instituídas pelos Estados.  “Sabemos da necessidade de levarmos adiante a definitiva regulamentação das regiões metropolitanas, com foco principal no meio ambiente”, disse.

Também participaram dos debates, representando o presidente da Câmara Municipal de Londrina, professor Fabinho, a vereadora Elza Correia; a promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Solange Vicentin e o prefeito de Centenário do Sul e presidente da Associação de Municípios do Médio Paranapanema, Luiz Nicácio. Estiveram presentes também, secretários municipais, membros da Guarda Municipal de Londrina, os vereadores Roque Neto e Junior Santos Rosa e outros membros da sociedade civil organizada.

forum.desenvolvimento.sustentavel.V2Programação – Durante a manhã, a professora de Geografia da Universidade Estadual de Londrina, Eliane Tomiasi Paulino e a coordenadora de Biodiversidade e Florestas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Suely Ota, ministraram palestras referente ao tema. Depois foi montada uma mesa redonda para discutir o tema “Desenvolvimento Regional Sustentável”.

No período da tarde, está prevista a participação do coordenador do ICMS Ecológico do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rubens Lei Pereira de Souza. Será montada outra mesa de debates com o tema “Novos Rumos do Desenvolvimento Sustentável de Londrina e Região”, com a presença do presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e secretário municipal do Ambiente, José Carlos Bruno de Oliveira e do presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Veronesi.

 

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos