Escolas participam de concurso sobre consumo consciente
O concurso “Gestores Inovadores: Práticas de Consumo Consciente” teve 21 escolas municipais e 13 CMEIs inscritos
Com inscrições encerradas ontem (1°), o concurso “Gestores Inovadores: Práticas de Consumo Consciente”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, terá a participação de 34 unidades escolares, sendo 21 escolas municipais e 13 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).
Os participantes enviaram projetos de mobilização da comunidade escolar na busca pela sustentabilidade e utilização consciente dos recursos naturais e humanos. Eles têm como desafio empreender ações que ajudem na redução do consumo geral da escola como, por exemplo, a redução da conta de água, energia elétrica e papel impresso; reciclagem de lixo; redução do desperdício da alimentação escolar; captação de água de chuva e palestras de conscientização.
Segundo a secretária municipal de Educação, Janet Thomas, a intenção é que as boas práticas, após serem pensadas e testadas, possam ser implementadas em todas as demais escolas, gerando ações criativas e inovadoras. “Queremos estimular a reflexão sobre a economicidade e ações que visem sustentabilidade através de práticas inovadoras. Tudo com o objetivo de estimular uma gestão melhor.”
Os projetos devem começar a ser desenvolvidos a partir deste mês e encerrar em novembro. Eles serão avaliados pela economia, originalidade, criatividade, relevância social e participação da comunidade. As melhores iniciativas serão premiadas, em dezembro, com computadores. Esta é a primeira vez que o Município desenvolve o projeto.