Destaques

Prefeitura está com inscrições abertas para cursos de qualificação profissional

Formações são em diversas áreas, com selo de qualidade do Sistema S, e chegam sem custo ao trabalhador

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), está com inscrições abertas para uma série de cursos de qualificação, em diferentes segmentos, os quais serão realizados no primeiro semestre de 2025. Todas as oportunidades de formação podem ser acessadas no site da qualificação profissional, na página da SMTER, no portal da Prefeitura.

As turmas começam em fevereiro, mas os trabalhadores já podem manifestar interesse em realizar o curso e entrar na lista de interessados. Com a inscrição efetuada, a SMTER entrará em contato com os selecionados para efetivar a matrícula. Trabalhadores desempregados têm preferência e a ordem de inscrição também é um dos fatores de seleção. Os cursos chegam sem custo ao trabalhador por conta do investimento do Município.

As capacitações englobam áreas como serviços, gastronomia, estética, tecnologia e construção civil. Todas as formações foram contratadas pela Prefeitura junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e serão entregues com o selo de qualidade do Sistema S.

A primeira capacitação, em fevereiro, será de preparo de doces finos. Há, também, cursos de design de sobrancelhas, eletricista de instalação predial, marcenaria, instalação e manutenção de painéis solares fotovoltaicos, comida de boteco, serralheria e outros. O cronograma de previsão de realização das turmas está no site da qualificação.

Todos que concluírem os cursos receberão certificados e, aqueles que desejarem, serão encaminhados para as vagas de trabalho do segmento, ofertadas via Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou para a Sala do Empreendedor, para receberem orientações e realizarem a abertura do seu negócio próprio.

O servidor da SMTER, Cesar Makiolke, destacou a qualidade dos cursos. “A Prefeitura fez um investimento importante para oferecer o que há de melhor ao londrinense. O Sistema S é um dos maiores e melhores formadores de mão de obra do Brasil. O diploma do Senai ou do Senac é referência de qualidade de norte a sul e abre portas em qualquer lugar do nosso país. Por isso, realizar um desses cursos e contar com esse certificado pode ser a grande virada de chave na vida dos trabalhadores”, afirmou.

Makiolke também ressaltou que toda a estrutura da SMTER estará auxiliando nos passos seguintes à conclusão do curso. “Nosso trabalho não termina ao final da formação, é ali que ele começa. Temos condições de constituir o CNPJ, na Sala do Empreendedor, e promover o acesso ao crédito, pela Fomento Paraná, para que o aluno que concluiu o curso tenha recurso e conhecimento para abrir o seu negócio. Quem preferir o mercado formal, podemos ajudar na reinserção profissional e, com o certificado no currículo, aumenta muito a chance de conquistar uma vaga de emprego”, explicou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos