Defesa Social disponibiliza espaço do Centro de Formação da GM para curso da Polícia Penal
Parceria vai colaborar com a formação de 200 novos policiais penais em Londrina

A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), através do Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina (CFGM), firmou uma parceria com a diretoria regional da Polícia Penal para colaborar com o 1º Curso de Formação da Polícia Penal do Paraná (PPPR).

O curso será ministrado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen) e tem como objetivo capacitar 200, de um total de 500 pessoas, aprovadas no concurso público da instituição. Outros 300 passaram por capacitação em Curitiba.
Em Londrina, os alunos serão divididos em cinco turmas e vão utilizar as salas e demais estruturas do Centro de Formação e do estande de tiro da Guarda Municipal, localizado no interior do Tiro de Guerra, na rua Lázaro Zamenhof, região leste.

Para o secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani, essa parceria é bastante importante. “Disponibilizamos nossa estrutura para melhor atender todos os futuros policiais penais, porque acredito que as forças de segurança pública devem caminhar juntas. Essa ação fortalece e ajuda as instituições policiais a se unirem para garantir mais segurança para os cidadãos londrinenses”, afirmou.

Durante a solenidade de abertura no auditório da Universidade Positivo, na tarde desta terça-feira (14), a diretora da Espen, Josiane Scremin, falou sobre o apoio recebido. “Essa parceria é fundamental para nós da Policial Penal, porque ela nos dá força. Recentemente tivemos a transformação da carreira de agente penitenciário para a carreira de policial penal, precisamos muito da ajuda das forças. E a Guarda Municipal sempre vem nos ajudando por ser uma instituição que já está estruturada por muito mais tempo”, frisou.
A formação terá uma carga horária total de 530 horas, e é uma das últimas etapas antes da efetivação dos candidatos. Os alunos terão matérias de Combate em Edificações (CQB); Algemação; Retenção e contra retenção de armas; Condução de Pessoa Privada de Liberdade (PPL); Imobilização Tática Prisional; Armamento e Tiro, entre outras disciplinas.