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Prefeitura lança Campanha de Revitalização do Centro de Londrina

Uma das ações anunciadas pelo prefeito Tiago Amaral foi a revitalização do Teatro Zaqueu de Melo, importante equipamento público que está fechado há sete anos

Na noite de quinta-feira (16), a Prefeitura de Londrina lançou a Campanha de Revitalização do Centro de Londrina, no Teatro Zaqueu de Melo, que abriu especificamente para o evento. O prefeito Tiago Amaral esteve presente, assim com o secretariado municipal e a sociedade civil organizada.

Foto: Vivian Honorato

A campanha contempla a realização de diversas ações no centro de Londrina, com o objetivo de transformar a região central em um espaço não apenas funcional e dinâmico, mas também acolhedor e representativo do espírito de Londrina. A estratégia adotada contempla a diversidade, promovendo um equilíbrio harmonioso entre cultura, história, modernidade, comércio e serviços.

O quadrilátero onde se iniciam as intervenções será delimitado pela Rua Pará (sul), Avenida Dom Geraldo Fernandes (norte), Minas Gerais/Souza Naves (leste) e João Cândido (oeste). Com um total de 18 quadras, essa área de 28,4 hectares forma um perímetro de 2,23 km, que será expandido à medida que as implementações forem sendo concretizadas.

O prefeito Tiago Amaral destacou que a Prefeitura quer transformar o centro da cidade, que é o coração de Londrina. “Temos a marca de ser uma cidade viva, ativa, onde a família, o trabalhador, o comerciante, o empresário, se encontram no nosso centro. Estamos fazendo diversas ações para devolver, o mais rápido possível, vida ao centro da cidade, aos moldes do que nós já tivemos um dia, com eventos, entretenimento, shows, cena cultural e alegria. Londrina tem muita história, muita cultura, estamos começando as ações pelo centro, mas vamos chegar até os bairros, com esta mesma intensidade”, disse.

Prefeito inserindo a letra R que estava faltando na palavra Teatro. Ação simbolizou o compromisso com as melhorias no equipamento público. Foto: Vivian Honorato

Uma das melhorias anunciadas pelo prefeito será a revitalização do Teatro Zaqueu de Melo, que está fechado há sete anos. No exercício financeiro de 2025 a Prefeitura tem previsão de investir R$ 1 milhão nas obras do teatro. O restante do valor poderá advir de emenda parlamentar ou por meio de remanejamento do próprio orçamento da Prefeitura. “Isso é prioridade, pois não há como ter um centro pujante com este espaço fechado. O Zaqueu de Melo é histórico, emblemático, e não dá para aceitar que uma cidade que já foi referência em cultura fiquei com ele fechado há tanto tempo.  Hoje devolvemos a cultura para o centro e reforçamos o nosso compromisso em reativar a vida na cidade de Londrina e na região central”, afirmou Amaral.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcos Ramdalbucci, a gestão eficiente do fluxo de pessoas, combinada com uma infraestrutura cuidadosamente planejada e incentivos direcionados a empreendimentos de alta qualidade, será o catalisador da revitalização do centro.

Medidas – As ações da Campanha de Revitalização do Centro de Londrina estão divididas em três objetivos: integrar os espaços; garantir a ocupação 24 horas por dia; e testar e implementar inovações. “O primeiro propósito considera que um ambiente integrado em uma paisagem urbana deve ter continuidade sensorial e física, conectando, de forma fluida, um ponto central às áreas adjacentes. A eliminação de barreiras visuais e físicas, como grades, é essencial para assegurar essa sensação de continuidade, fomentando o uso coletivo, o sentimento de pertencimento e a coesão do espaço urbano”, contou Rambalducci.

Outra estratégia será a promoção de visitas em rodízio para grupos de alunos aos museus, teatros, igrejas e planetário da cidade, para que conheçam a história de Londrina, garantindo, assim, uma ocupação com objetivos culturais. Essa estratégia de ocupação e manutenção da área contempla ações de jardinagem, iluminação e limpeza. Além disso, a área também servirá como um ambiente de teste e prototipagem de tecnologias de smart cities (cidades inteligentes), com aplicações nos setores de segurança pública, mobilidade urbana e conectividade.

Por fim, o secretário Rambalducci ressaltou que a revitalização deste quadrilátero não é apenas uma intervenção urbana, mas uma verdadeira transformação social e cultural que visa resgatar e fortalecer a identidade de Londrina. “Com um planejamento meticuloso e a participação ativa da comunidade, buscamos criar um espaço vibrante e acessível, onde todos possam interagir, aprender e desfrutar das riquezas que a cidade tem a oferecer. Ao integrar inovação e tradição, pretendemos não apenas enriquecer o cotidiano dos cidadãos, mas também atrair visitantes e fomentar o desenvolvimento econômico local. Essa é uma oportunidade única de repaginar o nosso espaço urbano, garantindo que ele reflita o dinamismo e a diversidade da nossa sociedade”, afirmou.

Estão envolvidas na campanha as secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Obras e Pavimentação, Saúde, Família e Desenvolvimento Social; a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD); Londrina Iluminação; e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL).

Marcão Kareca é anunciado como novo secretário de Cultura de Londrina

Foto: Vivian Honorato

No mesmo evento, o jornalista, publicitário e empresário, Marcos Castri, conhecido como Marcão Kareca, foi anunciado como novo secretário municipal de Cultura de Londrina. Marcão Kareca é muito conhecido por promover campanhas publicitárias, congressos, feiras, workshops e shows, fomentando as atrações artísticas e culturais em eventos privados e públicos, criativos e inovadores, em âmbito nacional e internacional.

Ele também reúne competências nas áreas de gestão estratégica, captação de recursos, consultoria, e coleciona experiências como mestre de cerimônias em vários projetos. Soma, ainda, competências como fotógrafo, roteirista, editor de vídeos, assessor de imprensa, estrategista de mídias e marketing digital.

Marcão Kareca começou a sua carreira como produtor de eventos e como apresentador de televisão, mantendo seu programa por 20 anos, sendo sua última atuação nesta mídia como diretor-geral na Record News, em Curitiba. Atualmente, agrega e distribui toda sua experiência como jornalista e publicitário na agência que leva seu nome. Também é conselheiro de comunicação, publicidade e marketing em inúmeras entidades de classe, empresas, indústrias e para profissionais liberais.

O novo secretário de Cultura de Londrina disse que se sentiu feliz com o convite do prefeito para assumir a pasta, além de surpreso por não ter participado de campanha política e por ser apartidário. “O que me fez aceitar o cargo foi o fato de ter percebido, no Tiago, jovialidade, conhecimento, capilaridade, e uma visão estratégica da cidade. A pasta da Cultura é extremamente importante e, neste momento, estou reunindo informações sobre como está a secretaria para descobrir as necessidades da pasta. Estou olhando para a secretaria como se fosse uma empresa, ou seja, os servidores e eu, como secretário, precisamos atender o cliente que é a população. Percebi que a maioria dos secretários estão com este conceito e também são oriundos da iniciativa privada. São pessoas comprometidas com o bem-estar da população”, declarou Marcão Kareca.

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Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

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