Destaques

Projeto paisagístico de Burle Marx pode ser reativado

IppulPlantasLJ2P

Ippul estuda a possibilidade de readequar o projeto original concebido na década de 70 para o Lago Igapó

 

A Prefeitura de Londrina pretende retomar e executar um projeto paisagístico criado especialmente para a cidade por um dos maiores paisagistas do Brasil: Roberto Burle Marx (1909-1994). Trata-se do “Parque de Londrina”, concebido em 1972, que incluiria áreas de lazer, esportes e contemplação, que se estenderiam pelas margens do Lago Igapó 1. Do projeto original, apenas foram executadas as obras de infraestrutura, em 1973, restando o projeto de paisagismo que não foi colocado em prática.

Em 2014, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) resgatou o plano original para IppulProjetoLJPviabilizar a retomada da obra junto ao Escritório Burle Marx, liderado pelo conceituado arquiteto e paisagista Haruyoshi Ono que participou da concepção do projeto original para Londrina. Após a morte de Burle Marx, ele assumiu o comando do escritório que leva o nome do renomado paisagista.

Representantes do Ippul visitaram, em fevereiro deste ano, o escritório, localizado no Rio de Janeiro, e conversaram sobre a possibilidade de reativação do projeto, mais de 40 anos depois de elaborado. “Do ponto de vista urbanístico, a população de Londrina poderia usufruir dos benefícios de um espaço apropriado para o lazer, convivência e bem-estar, além da valorização do meio ambiente”, destacou a presidente do Ippul, Ignes Dequech.

O diretor de Projetos do Ippul, Humberto Leal, frisou que desde a criação do projeto a malha urbana de Londrina e a região do Lago Igapó sofreram grandes alterações. “Daí a necessidade de o projeto precisar ser readequado às atuais características do local”, disse.

Numa avaliação prévia, a adequação do projeto está orçada em aproximadamente R$ 60 mil. A execução seria feita pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação. O valor total das obras ainda não está definido e os recursos viriam do Governo Federal.

 

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos