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Letramento Digital forma mais de 1.500 alunos entre 2023 e 2024 em Londrina

Projeto prossegue neste ano e a expectativa é atender até 4 mil alunos do 4º e 5º anos da Rede Municipal de Ensino até o final de 2025

O Projeto Letramento Digital – que objetiva impulsionar o desenvolvimento de habilidades digitais e promover a inclusão social por meio da educação tecnológica – finalizou o ano de 2024 com resultados expressivos em Londrina. O projeto capacitou, gratuitamente, mais de 1.500 estudantes dos 4º e 5º anos das escolas municipais, entre 2023 e 2024, reafirmando seu compromisso com a inclusão digital e a democratização do acesso à tecnologia. Em Londrina, a inciativa foi lançada em 2022.

Paralelamente, a capacitação tecnológica, voltada a adultos, já formou mais de 100 Agentes Multiplicadores do Conhecimento, gerando resultados importantes ao ampliar as oportunidades profissionais dos participantes e impulsionar suas carreiras.

Os Agentes Multiplicadores desempenham papel essencial, compartilhando o seu conhecimento na implementação das atividades tecnológicas, transformando o ambiente escolar e inspirando as crianças a seguir por carreiras voltadas para a ciência e tecnologia.

Na capacitação destinada aos estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental da rede pública municipal, os alunos recebem 90 horas de aprendizado de forma presencial. Nas aulas, são oferecidos conteúdos que abordam competências técnicas, como Pensamento Computacional, Programação e Robótica, além de competências comportamentais, como Trabalho em Equipe, Resolução de Problemas, Criatividade e Inovação. O material didático, fornecido gratuitamente, inclui livros digitais e físicos, além de um kit com uma placa programável. Ao final do curso, todos os alunos recebem certificados de participação.

A secretária municipal de Educação, Vânia Freitas da Costa, ressaltou que município de Londrina é pioneiro no Brasil a receber o Projeto Letramento Digital, que tem gerado um impacto significativo na aprendizagem dos estudantes. “Esse projeto promove maior engajamento dos estudantes, aprimorando suas habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico, além de estimular a criatividade e o trabalho em equipe. Iniciativas como essa enriquecem as práticas pedagógicas, atendendo às demandas previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A integração da programação e do Pensamento Computacional na educação básica proporciona aos alunos o acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), incentivando-os a pensar de maneira inovadora e a aplicar esses conceitos de forma prática em situações do cotidiano”, ressaltou.

A meta do projeto e capacitar até 4 mil estudantes e formar 240 Agentes Multiplicadores do Conhecimento até o final de 2025. Com o início do ano letivo de 2025, a Secretaria de Educação de Londrina vai organizar quantas escolas participarão do projeto neste ano. A divulgação do processo seletivo para inscrição de interessados em participar dessa formação, que os habilita a atuar como multiplicadores do projeto junto aos alunos, terá início em fevereiro.

“A proposta é alcançar todas as escolas municipais interessadas que cumpram os requisitos necessários para adesão ao Projeto Letramento Digital. Um dos critérios fundamentais é que a escola tenha um professor ou multiplicador externo capacitado por meio da formação específica oferecida pela FACTI. As aulas direcionadas aos estudantes estão previstas para começar no primeiro trimestre. O objetivo é ampliar o alcance do projeto, proporcionando uma experiência de aprendizado digital a um número crescente de alunos”, explicou Mirella Cito Botti, do Apoio Pedagógico em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Educação da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Formação de Multiplicadores – A capacitação direcionada a adultos, iniciada em setembro de 2022, também alcançou resultados significativos. A capacitação possui um módulo de 98 horas de aprendizado e duração de aproximadamente três meses em temas alinhados às principais tendências tecnológicas, como Robótica e Linguagens de Programação, fundamentais para o desenvolvimento em Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial, Pensamento Computacional, além de Estratégias Pedagógicas, Criatividade e Inovação, tornando os participantes aptos para atuarem em sala de aula. Após a conclusão deste módulo, aqueles que desejam podem concluir a formação com outros módulos específicos e opcionais, podendo totalizar 240 horas.

Esses Agentes Multiplicadores desempenham um papel essencial, compartilhando o seu conhecimento na implementação das atividades tecnológicas, transformando o ambiente escolar e inspirando as crianças a seguir por carreiras voltadas para a ciência e tecnologia.

O projeto Letramento Digital foi implementado de forma inédita em Londrina pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ele é coordenado e executado pela Facti, uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT) especializada em soluções tecnológicas e capacitação em TICs. A Facti, a Secretaria Municipal de Educação de Londrina e a direção das escolas e atuam acompanhamento das atividades, para garantir o sucesso da capacitação das crianças. O projeto conta com apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação. 

Texto: Dayane Albuquerque, com informações da Assessoria de Comunicação da Facti.

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Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

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