Programa Museu Educativo 2025 abre agenda para novos atendimentos
O projeto realiza visitas mediadas e atividades artísticas educativas envolvendo o acervo de obras do Museu de Arte de Londrina, com ação contínua ao longo do ano

O Museu de Arte de Londrina está com a agenda aberta para os atendimentos do Programa Museu Educativo 2025. O projeto da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) oferece atividades culturais e educativas relacionadas ao acervo de obras do museu.
A atividade é gratuita e aberta para todos os públicos, ocorrendo ao longo de todo o calendário. Para participar, é necessário solicitar agendamento por meio deste formulário. As visitas podem ser realizadas nas tardes de terça e sexta-feira, das 12h às 16h, ou nas manhãs de quinta-feira, das 8h30 às 12h.
Caso uma pessoa queira visitar sem possuir um grupo fechado, é possível verificar a agenda para que participe em outro grupo já formado, desde que este permita e de acordo com a quantidade de vagas disponíveis.
Enquanto o prédio do Museu de Arte de Londrina encontra-se fechado para reforma, o Programa Museu Educativo é realizado na Antiga Casa da Criança, sede da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), que está localizada na Praça 1º de Maio, 110, Centro. Após a reabertura, o programa será retomado no prédio do museu.
O Programa Museu Educativo 2025 é uma realização da Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Museu de Arte de Londrina. O projeto ocorre desde o ano passado como uma atividade contínua, atendendo principalmente escolas e grupos de idosos da Secretaria Municipal do Idoso.
“Em setembro do ano passado foi realizada uma ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com tema de acessibilidade e inclusão nos museus. Por isso, fizemos uma adaptação na visita mediada nessa época para atender esse público, mas como vimos que foi bacana, temos aplicado essa mesma dinâmica para os outros atendimentos”, explicou o coordenador de programação e acervo do Museu de Arte de Londrina, Alexandre Oguido.
Mais informações acerca das visitações e demais questões relativas ao Museu de Arte estão disponíveis pelo telefone (43) 3371-6607.
Arte-educação – Além de ações educativas interativas, como oficinas, workshops, cursos e dinâmicas artísticas, o programa realiza contação de histórias e visitas mediadas ao Museu de Arte de Londrina.
A contação de história é baseada no livro “A Mão Livre do Vovô”, de Michel Gorski e Silvia Zatz, que retrata a relação entre Vilanova Artigas e seu neto. Quem realiza a contação são os servidores Alexandre Oguido e Danilo Lagoeiro.
Já com as visitas mediadas às obras do Museu de Arte de Londrina, a experiência dos visitantes é aprofundada, destacando o valor histórico e arquitetônico da Antiga Casa da Criança, patrimônio tombado que hoje é sede da SMC, e das obras artísticas ali expostas.
As atividades têm duração média de pouco mais de uma hora, sendo 15 minutos de contação de história, 30 minutos de visita mediada às exposições do museu e 20 minutos de atividades artísticas educativas.
Alunos da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental que participarem da visita poderão trazer lanches para comer ao final das atividades, mas essa decisão deve ser informada durante a inscrição.
Obras do museu – Enquanto o Museu de Arte de Londrina está em processo de reforma, as obras de seu acervo encontram-se expostas na sede da SMC e na Prefeitura de Londrina, que fica na Avenida Duque de Caxias, 635, no Centro Cívico. Sua visitação é aberta para todos os públicos, sem necessidade de agendamento prévio.
Texto: Gabriel Navas, sob supervisão dos jornalistas dos Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina